quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O VERDADEIRO POVO DE DEUS ACEITA O SANTO SÁBADO COMO MANDAMENTO DE DEUS! PARTE III

Nesta postagem de hoje, iremos analisar o mandamento do santo sábado um pouco mais, dentro das Escrituras.

Precisamos estar atentos ao fato que, o mandamento do sábado está intrinsícamente ligado ao Seu Autor e Criador, a saber, o PRÓPRIO DEUS. O mandamento do sábado foi instituído por Deus ANTES da queda de Adão e Eva.

O mandamento do sábado nos recorda que o nosso Deus é o ÚNICO DEUS e é o CRIADOR dos CÉUS, da TERRA e dos MARES.

Quando Deus acabou toda a Obra da criação, incluindo a criação do homem, Ele "descansou", conforme lemos na Palavra de Deus:

"Assim os céus, e a terra e todo o seu exército foram acabados.E havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a obra, que tinha feito.

E abençoou Deus o dia sétimo, e o SANTIFICOU; porque nele descansou de toda sua obra, que Deus criara e fizera" - Gênesis 2:1-3.

Vamos considerar o seguinte, a respeito do texto acima:

1) - Deus NÃO fica "cansado", claro. Ele é Deus. E no dia do sábado ele nos manda também o sol, a chuva e tempos frutíferos (Atos 14:15-17). O sol não pára de emitir os seus raios aos sábados; nem a lua a sua luz, e nem as estrelas, o seu brilho

Da mesma forma, a chuva vêm também sobre nós muitas vezes em um dia de sábado. Também o ar que respiramos circula na atmosfera aos sábados.
Quem está comandando tudo isso?

É Deus, a nosso favor!

Deus está "TRABALHANDO" a nosso favor aos sábados! "Então", perguntarão alguns, "quer dizer que Deus não descansou no sétimo dia?"

2) - Resposta: Ele deixou registrado na Palavra de Deus o Seu "descanso" para nos deixar o exemplo, porque é óbvio que Deus NÃO SE CANSA DE NADA!

Ele é Deus e nós somos os Seus servos; em nós cumpre existir a OBEDIÊNCIA a Ele em TUDO e cumpre que sejamos IMITADORES DE DEUS, como filhos amados (Efésios 5:1); assim que, VAMOS IMITÁ-LO no seu "descanso" no sétimo dia e nós, como pó e cinza que somos, (Gênesis 18:27) descansarmos os nossos corpos mortais, sujeitos a doenças e ao stress diário, no dia que
Deus "DESCANSOU", SANTIFICOU e ABENÇOOU, ou seja, no SANTO DIA DE SÁBADO.

De Gênesis 2:1-3 até Exôdo capítulo 16 não encontramos uma única linha dizendo que o povo de Israel observou o mandamento do sábado. Mas e daí se observaram ou não observaram?
Que diferença isso irá fazer para nós, hoje? Esses teólogos complicados gostam de procurar chifre em cabeça de cavalo!

Se o povo de Israel guardou ou não guardou o sábado durante esse período, nada importa para nós, hoje.

O que importa é que o próprio Deus, ANTES DO PECADO, SANTIFICOU, ABENÇOOU e "DESCANSOU" no dia de sábado, isso sim, é o que importa. A desobêdiencia dos outros não nos interessa. Entretanto, é bastante provável que de Genêsis 2:1-3 a Exôdo capítulo 16 o sábado fosse observado, conforme veremos abaixo.

Teólogos desprovidos de qualquer entendimento espiritual da Palavra de Deus afirmam por aí, alto e bom som, que o sábado do sétimo dia só foi observado pelos israelitas a partir de quando Deus falou com Moisés no Monte Sinai (Exôdo 19:1-25; 20:1-26).

Esse "entendimento" desses teólogos é um entendimento corrompido e mentiroso, porque a Palavra de Deus afirma CLARAMENTE em Exôdo 16:22-30 que às sextas-feiras o povo de Israel colhia o maná, o pão dos céus, em dobro, porque no SÁBADO o maná NÃO era enviado e o povo tinha que permanecer em seus lugares naquele dia.

Está aí registrado de forma MUITO CLARA que o SANTO SÁBADO já era observado pelos israelitas antes de que Deus desse a Moisés os Dez Mandamentos, o que aconteceu somente em Exôdo 20:1-17.

Depois desse episódio do Sinai, quando Deus revelou a Moisés os Dez Mandamentos, lemos na Bíblia que Deus MUITAS VEZES insistiu com os israelitas para que o mandamento do sábado fosse estritamente observado, sendo que o transgressor do sábado pagava às vezes a transgressão do mandamento com a sua própria vida.

Um exemplo disso está em Exôdo 31:15:

"Seis dias se fará obra, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao Senhor; QUALQUER que no dia de sábado fizer obra, CERTAMENTE MORRERÁ".

Ou então temos este outro exemplo, aonde alguém que quebrantou o sábado pagou com a sua própria vida:

"Estando pois os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado.

E os que o acharam apanhando lenha o trouxeram a Moisés e a Aarão, e a toda a congregação.

E o puseram em guarda; porquanto ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer.

Disse pois o Senhor a Moisés: CERTAMENTE MORRERÁ o tal homem; toda a congregação com pedras o apedrejará para fora do arraial.

Então toda a congregação o tirou para fora do arraial, e com pedras o apedrejaram, e MORREU, como o Senhor ordenara a Moisés" - Números 15:32-36.

Vamos analisar agora um detalhe. Essa turma de evangélicos que ensinam que o mandamento do sábado não é mais para nós hoje, por causa do que lemos nos versículos acima, afirmam que "na dispensação da graça o que existe é o amor, a misericórdia, e o que vemos em Números 15:32-36 é como as coisas eram tratadas no Velho Testamento com relação aos transgressores do sábado".

E continuam eles:

"Por que os sabatistas modernos também não apedrejam aqueles que no meio deles transgridem o sábado? Aonde está a coerência deles?"

RESPOSTA:

Os defensores da "dispensação da graça" se esquecem que o Deus do Velho Testamento é o mesmo do Novo Testamento. Ou será que são deuses diferentes?

O Senhor Jesus afirmou que "é mais fácil passar o céu e a terra do que cair UM TIL DA LEI" - Lucas 16:17.

Perguntarão alguns:

"Quer dizer que você está afirmando que os pecadores tem que ser apedrejados ainda hoje?"

RESPOSTA:

Não; estou afirmando que no NOVO TESTAMENTO Jesus APERTOU AINDA MAIS O PARAFUSO! Vamos ver sobre isso um pouco mais abaixo.

De fato, ninguém é mais apedrejado por transgredir algum mandamento, porque em João 8:1-11 lemos qual foi o tratamento que o Senhor Jesus concedeu a uma mulher adúltera.

Quem examinar as Escrituras verificará que os adúlteros TAMBÉM eram apedrejados (Ver Deuteronômio 22:22-24).

Assim sendo, pela lei, a mulher adultera merecia ser apedrejada por adultério, assim como a pena para os transgressores do sábado (Números 15:32-36) e para os idólatras (Deuteronômio 17:1-7) era igualmente a pena do APEDREJAMENTO.

Os anti-sabatistas que citam Números 15:32-36 ADORAM citar esses versículos como "prova" de que "debaixo da graça" o sábado não pode mais ser guardado.

Bem, se for assim, então estamos diante de um "liberou geral", porque se o mandamento do sábado não vale mais hoje, porque os trangressores do sábado eram apedrejados no "Velho Testamento",forçosamente teremos que admitir que os mandamentos referentes ao adultério e à idolatria, entre outros, também NÃO VALEM MAIS HOJE, porque no Antigo Testamento a pena para a transgressão deles também era o APEDREJAMENTO! E agora, José?

O salário do pecado CONTINUA SENDO A MORTE, HOJE! - Romanos 6:23.

Deus mudou, minha gente? Lembrem-se, o versículo acima NÃO faz parte do tão odiado "Velho Testamento...."

E, quanto à mulher adultera citada em João 8:1-11, lemos que o Senhor Jesus perdoou ela, mas Ele afirmou que não iria dar outra "colher de chá" para aquela mulher:

(...)"Vai-te, e NÃO PEQUES MAIS". - João 8:11.

O PARAFUSO APERTOU AINDA MAIS! Pois o transgressor do sábado, o adúltero e o idólatra, entre outros pecadores, se não se arrependerem, serão DIGNOS DA PENA DE MORTE! E isso tudo "debaixo da graça..."

E o parafuso está tão apertado, mas TÃO APERTADO, debaixo do NOVO TESTAMENTO, que agora o PRÓPRIO DEUS mata!

Veja o que aconteceu com Ananias e Safira (Atos 5:1-10).

Dê uma lida lá. Tudo isso aconteceu "debaixo da graça". Esperamos que a leitura desses versículos "refresque" a memória de alguns.

Agora, temos ensinamento da Palavra de Deus que a nossa luta NÃO é contra a carne e nem contra o sangue, mas sim contra as potestades e principados das trevas (Efésios 6:12). Temos a Espada do Espírito, que é a Palavra de Deus (Efésios 6:17) e lutar com essa Palavra é algo infinatemente melhor do que jogar pedras nos pecadores.

Hoje o pecador impenitente leva as ESPADADAS DO ESPÍRITO, que é a Palavra de Deus!

E a Palavra de Deus, que é a letra, ela MATA o transgressor! (II Coríntios 3:6; Romanos 7:7-13).

Está MUITO PIOR AGORA do que lá no tempo do Antigo Testamento, quando os transgressores eram apedrejados.

Naquele tempo eram homens que apedrejavam. Homens até mais pecadores do que aquele que tinha pecado.

Hoje, nestes tempos em que estamos "debaixo da graça", saibam todos que "HORRENDA COISA É CAIR NAS MÃOS DO DEUS VIVO" - Hebreus 10:31.

Os prezados leitores leiam Hebreus 10:26-31 para entender melhor. Sob a Lei de Moisés, morria sem misericórida alguém só pela palavra de duas ou três testemunhas. Agora, o castigo para aquele que pisa no Filho de Deus é MUITO MAIOR...

No Novo Testamento o parafuso APERTOU AINDA MAIS!

Diante de tudo isso, como é que pode aparecer por aí um bando de pastores, anciães, bispos, presbíteros e teólogos cegos afirmando que hoje em dia "ninguém precisa mais guardar o sábado."

Esse pessoal só pode ser xarope da cabeça. Deus NÃO MUDOU (Malaquias 3:6) e nem vai mudar para NINGUÉM!

Voltando a falar novamente sobre o mandamento do santo sábado, REPETIMOS, sabemos que só conhecemos o pecado PELA LEI (Romanos 7:7).

E o santo sábado faz parte da lei dos Dez Mandamentos; quem o transgredir PECA e irá receber o salário do pecado, que é a MORTE - (Romanos 6:23).

Assim, quem VOLUNTARIAMENTE e CONSCIENTEMENTE nega o mandamento do sábado é digno de morte e, além disso, a Palavra de Deus não deixa dúvidas: qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar EM UM SÓ PONTO, tornar-se-á culpado de TODOS - (Leia, por gentileza Tiago 2:10-11 e você verá claramente que Tiago está citando alí a lei dos Dez Mandamentos, da qual o mandamento do sábado faz parte).

Alguém poderá dizer: "Você está julgando! Eu não guardo o sábado e estou salvo por Cristo, eu tenho certeza da minha salvação e não preciso guardar dia nenhum para me salvar!"

Ah é?

Você tem mesmo certeza da tua salvação?

Então prove, dentro da Palavra de Deus, que o transgressor de qualquer um dos mandamentos da Lei de Deus, ainda que seja o mais "mínimo" deles, entrará no Reino dos Céus!

Ninguém está aqui julgando ninguém; a PALAVRA PREGADA, essa sim, irá JULGAR no último dia (João 12:48).

No Antigo Testamento, ao mesmo tempo que Deus punia severamente quem transgredisse o sábado, Ele também cumulava com as Suas mais ricas bençãos todos aqueles que guardassem esse mandamento.

Inclusive, a todos os ESTRANGEIROS, aos gentios, e a todos aqueles que NÃO pertenciam à nação de Israel, Deus amorosamente estendia a eles o convite para que guardassem o santo sábado, lhes prometendo as mais ricas bençãos. Vejamos:

"Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de perpetrar algum mal.

E não fale o filho do estrangeiro, que se houver chegado ao Senhor, dizendo: De todo me apartará o Senhor do seu povo: nem tão pouco diga o eunuco: Eis que sou uma árvore seca.

Porque assim diz o Senhor a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo que me agrada, e abraçam o meu concerto.

Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, MELHOR DO QUE O DE FILHOS E FILHAS: um nome eterno darei a cada um deles que NUNCA SE APAGARÁ.

E aos FILHOS DOS ESTRANGEIROS, que se se chegarem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, sendo deste modo servos seus, TODOS OS QUE GUARDAREM O SÁBADO, não o profanando, e os que abraçarem o meu concerto,também os levarei ao meu santo monte, e os festejarei na minha casa de oração; e os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar, porque a minha casa será chamada casa de oração para TODOS os povos" - Isaías 56:1-7.

Estão vendo aí?

Já por esses versículos do Antigo Testamento cai por terra a teoria mentirosa, racista, anti-semita, falaciosa e burra de que o mandamento do sábado é "só para os judeus".

Estamos vendo nesses versículos Deus graciosamente convidando aos povos de TODAS AS NAÇÕES a guardarem o santo sábado e Deus mostra a esses povos as bençãos que decorrerão a eles, se eles obedecerem a este mandamento.

Muitos evangélicos chamam ao sábado "um fardo" e acusam aqueles que guardam este mandamento de estarem "debaixo da lei".

A Palavra de Deus, contudo, chama ao sábado de "DELEITOSO" e "SANTO DIA DO SENHOR DIGNO DE HONRA" (Isaías 58:13).

O sábado deve ser um dia de alegria, um dia de júbilo e regozijo na presença do Senhor Grandíssimo Deus Todo-Poderoso.

Infelizmente, existem algumas denominações sabatistas que realmente dão margem a que os evangélicos os acusem de carregarem "um fardo". Por que?

Porque essas denominações, ao invés de permanecerem estritamente naquilo que a Palavra de Deus diz acerca do mandamento, preenchem o dia de sábado com atividades que nada tem a ver, como ensaios musicais, eventos, shows e apresentações em estádios. Muitas vezes sai briga entre o sonoplasta e os cantores, ou algumas vezes entre o regente e o coral, isso em pleno dia de sábado, durante as apresentações ou durante os ensaios.

E tem aqueles sabatistas que, após o culto da manhã aos sábados em suas igrejas, chegam em casa e já ligam a televisão (nem deveriam ter essa porcaria dentro das suas casas). Conheci alguns adventistas que ADORAVAM conversar sobre fórmula 1, futebol, carros, etc, no dia de sábado. Que raio de sabatistas são esses?

Me lembro também que uma vez vi numa igreja sabatista o tesoureiro trabalhando a todo o vapor num dia de sábado, contabilizando as entradas dos dízimos e das ofertas. Prezados irmãos pertencentes a denominações sabatistas, perguntar não ofende:

Vocês acham mesmo que esse pessoal está tendo o sábado como um "deleitoso e santo dia do Senhor?" (Isaías 58:13).

Sei que para muitas dessas pessoas o sábado é realmente "um fardo", pois claro, ao invés de dedicarem o dia à pregação da Palavra, em congregar, em cantar hinos de louvores e súplicas a Deus, em visitar os pobres, os enfermos e as viúvas, em compartilhar da Palavra de Deus, em testemunhar alguém para a Graça, esse pessoal dessas denominações sabatistas se enchem de atividades que NÃO TEM NADA A VER com a santidade do dia!

Outra coisa que também já vi, no dia de sábado o ministério de algumas denominações sabatistas é convocado para comissões e demais reuniões administrativas, tipo aquelas para implantar projetos que sempre vêm de cima para baixo, inventados por departamentais da denominação que tem que mostrar serviço.

São comuns essas reuniões administrativas aos sábados, em algumas denominações sabatistas. Se acha que estou exagerando, visite uma delas e verá tudo isso ao vivo e à cores.

Ah, existe uma denominação por aí que faz outra coisa esquisita aos sábados, reúne grupos de jovens uniformizados que eles chamam "desbravadores" e em pleno dia de sábado esses jovens se exibem com seus uniformes, suas cores e suas bandeiras. Aonde está a santidade do dia do sábado, para eles, conforme as Escrituras?

E por aí vai.

Então, vamos ser claros, o cidadão membro de algumas igrejas sabatistas termina o dia de sábado um verdadeiro bagaço, um lixo, depois de tantas atividades que lhe foram jogadas nas costas e que não tem NADA a ver com o mandamento.

Aí ficam com raiva quando um evangélico diz para eles que o sábado "é um fardo".

Com relação aos que assim procedem aos sábados, INFELIZMENTE esses evangélicos anti-sabatistas tem razão...

E é fato, esse cidadão não irá ter prazer algum nesse dia, pelo contrário, ele não vê a hora que o sol se ponha para que no "sábado à noite" ele possa se prostrar diante do seu Baal colorido (a televisão) ou então ir para a lanchonete, para a pizzaria tomar chopps e até mesmo para as baladas.

E depois, aos domingos, como a maioria dos membros das igrejas sabatistas também não trabalham nesse dia, muitos deles ficam na cama até ás 13:00 horas. Tem cada coisa estranha no meio de algumas igrejas sabatistas, mas lembrem-se: A CULPA NÃO É DE DEUS E NEM DO MANDAMENTO!

Por falar em domingos, gostaria de saber por que razão os prezados irmãos adventistas de São Paulo mantém um site na Internet chamado "MEGA DOMINGOS?"

Quer dizer que para os prezados irmãos adventistas, o domingo, que vocês sempre afirmaram ser "o sinal da besta" se transformou num dia "DELEITOSO?"

É, com tudo isso vemos o cabal cumprimento das Escrituras, muita gente, inclusive ministérios e membros de igrejas, andam chamando ao mal, bem, e ao bem, mal. Andam chamando a escuridão luz, e a luz, escuridão (Isaías 5:20).

Muitos por aí (não só adventistas) já perderam o rumo da Canaã Celestial.

Quem quiser conferir o site adventista que enaltece o dia do domingo, clique aqui:

http://www.megadomingos.com.br/blog/

O tema ainda não se encerrará com esta postagem.

Continuaremos tratando acerca desse santo mandamento nas próximas postagens, pois ainda existe muito para ver.

Deus abençoe a todos.

E só o Seu Santo Nome seja Eternamente Louvado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário