segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O VERDADEIRO POVO DE DEUS ACEITA O SANTO SÁBADO COM MANDAMENTO DE DEUS! PARTE IV

Das páginas das Sagradas Escrituras aprendemos não só a crer no mandamento do sábado, mas também somos ensinados o modo pelo qual devemos observá-lo.

Vimos na postagem anterior que em Isaías 58:13 o sábado é chamado "deleitoso e santo dia do Senhor" e no mesmo versículo lemos que aqueles que honram o mandamento não seguem os seus caminhos, não pretendem fazer a sua própria vontade e nem falam palavras vãs.

Ou seja, todos já sabemos bem isto, o mandamento do sábado faz parte da Lei de Deus e a Lei de Deus é ESPIRITUAL (Romanos 7:14); assim sendo, a guarda do sábado também deve ser ESPIRITUAL, feita por homens e mulheres ESPIRITUAIS, os quais discernem bem tudo (I Coríntios 2:15) e a santidade do mandamento NÃO deve ser contaminada com qualquer atitude mundana e/ou cotidiana.

O dia de sábado é um dia "feito por causa do homem" (Marcos 2:27), feito por Deus para o descanso físico do homem (entenda-se homem e mulher ou humanidade), depois de seis dias de trabalho e também para o deleite espiritual do homem, sendo que ao adorar a Deus nesse dia o homem O estará reconhecendo como o Criador dos céus, da terra e dos mares.

O sábado NÃO é um dia para se ir ao mercado, à feira livre e nem para passear no shopping; o sábado NÃO é um dia de compras porque aprendemos das páginas da Bíblia que a prática de comprar e vender aos sábados é CONDENADA por Deus, conforme lemos em Neemias 13:15-21:

"Naqueles dias vi em Judá os que pisavam lagares ao sábado e traziam feixes que carregavam sobre os jumentos; como também vinho, uvas e figos, e toda a casta de cargas, que traziam a Jerusalém no dia de sábado; e protestei contra eles no dia em que vendiam mantimentos.

Também tírios habitavam dentro, que traziam peixe, e toda a mercadoria, que no SÁBADO VENDIAM AOS FILHOS DE JUDÁ e em Jerusalém.

E contendi com os nobres de Judá, e lhes disse: Que mal é este que fazeis, PROFANANDO o dia de sábado?

Porventura não fizeram vossos pais assim, e nosso Deus não trouxe todo este mal sobre nós e sobre esta cidade?

E vós ainda mais acrescentais o ardor de sua ira sobre Israel, profanando o sábado.

Sucedeu pois que, dando as portas de Jerusalém já sombra antes do sábado, ordenando-o eu, as portas se fecharam; e mandei que as não abrissem até passado o sábado; e pus às portas alguns de meus moços, para que nenhuma carga entrasse no dia de sábado.

Então os negociantes e os vendedores de toda a mercadoria passaram a noite fora de Jerusalém, uma ou duas vezes.

Protestei contra eles, e lhes disse: Por que passais a noite defronte do muro? Se outra ves o fizerdes, hei de lançar mão de vós. Daquele tempo em diante não vieram no sábado".

Por meio deste santo ensinamento, tomamos ciência de que, aos sábados, temos que ficar BEM LONGE do burburinho do comércio, das compras e das vendas.

Uma vez um adventista me chamou para acompanhá-lo a uma loja num dia de sábado. Então eu lhe perguntei:

"Mas, você vai lá no sábado?"E ele me respondeu: "Eu não vou comprar nada, só vou dar uma olhada em artigos de pesca".
Bem, de fato ele não comprou nada lá e eu cometi o erro de acompanhá-lo.

Depois me pus a meditar nas Escrituras e conclui que o dia de sábado é um dia ESPIRITUAL, pois o mandamento faz parte de uma lei ESPIRITUAL (Romanos 7:14) e quem guarda essa lei também deve ser ESPIRITUAL e entender que nesse dia precisamos estar voltados UNICAMENTE para as coisas de Deus, para as coisas ESPIRITUAIS e para as BOAS OBRAS feitas em Deus (João 3:21).

Infelizmente, em muitas igrejas sabatistas predomina o FORMALISMO com relação à guarda do sábado.

Muita gente congrega aos sábados nessas igrejas apenas porque nasceu e cresceu nelas, mas vemos muitas dessas pessoas tendo intimidade com times de futebol, tendo intimidade com a cervejinha, com a caipirinha, usando um batonzinho, pintando os cabelos, passando a tesoura nos cabelos, usando bermuda, mini-saias e mini blusa, indo à praia e à piscina e muitos membros de igrejas sabatistas até mesmo vão a uma baladinha aos sábados à noite.

Esse tipo de membro de igreja sabatista é incapaz de explicar a um incrédulo, dentro das Escrituras, por qual razão ele congrega aos sábados na sua igreja. São uns verdadeiros analfabetos espirituais e são completamente ignorantes de Bíblia. Conheci vários sabatistas assim.

Infelizmente, eles existem. São pessoas que jamais estão preparadas para responder com mansidão e temor a qualquer um lhes pedir a razão da esperança que deveria estar neles (I Pedro 3:15).

Mas esse tipo de gente existe em qualquer igreja de qualquer denominação. Na denominação aonde ainda congrego, a CCB, se vê que muitos alí não tem a menor idéia do porque lá as irmãs usam o véu e porque razão a irmandade em geral se saúda com o ósculo santo.

Fazem essas coisas mecanicamente, apenas porque na igreja aprenderam assim.

São tão analfabetos espirituais e tão ignorantes de Bíblia como qualquer membro carnal de uma denominação sabatista ou que pertença a outras denominações

E assim esse povo todo, sejam frequentadores de igrejas sabatistas ou não, vão sendo DESTRUÍDOS por lhes faltar o conhecimento....(Oséias 4:6).

Voltando a falar sobre o mandamento do sábado, esse mandamento deve ser observado do pôr do sol da sexta-feira ao pôr do sol do sábado. A Palavra de Deus diz assim:

"Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas: aos nove do mês à tarde, DUMA TARDE A OUTRA TARDE, CELEBRAREIS O VOSSO SÁBADO" - Levítico 23:32.

Embora essa parte do capítulo 23 esteja tratando de um dos chamados "sábados festivais", a saber, o dia da expiação, sabemos que o mesmo princípio vale também para o sábado semanal, ou seja, aquele sábado mencionado nos Dez Mandamentos, até porque os judeus, que são o mais antigo povo sabatista da face da terra, também guardam o sábado semanal "duma tarde a outra tarde".

O chamado "sábado à noite" para a Palavra de Deus e para nós já é o domingo, o primeiro dia da semana.

Muitos erroneamente acreditam que todo guardador do sábado tem que cessar suas atividades às sexta-feiras às 18:00 horas. Esse é um pensamento totalmente errado.

Quem guarda o sábado cessa suas atividades às sextas-feiras no PÔR DO SOL e nem sempre o pôr do sol se dá às 18:00 horas.

Em partes do Brasil temos o horário de verão, quando os relógios são adiantados em uma hora, e muitas vezes nesses dias o pôr do sol se dá por volta das 19:30 horas, ou até um pouco depois.

No inverno o pôr do sol ocorre, em São Paulo, por volta das 17:30 horas.

Por falar em sexta-feira, na Palavra de Deus esse dia é chamado "dia da preparação"(Marcos 15:42), e era um dia em que as pessoas deixavam tudo pronto para que no santo sábado nenhuma atividade material fosse realizada.

As mulheres que seguiam a Jesus, prepararam especiarias e unguentos no "dia da preparação" e no sábado repousaram, "conforme o mandamento" - Lucas 23:54-56.

Outro detalhe importante que precisamos salientar é que, para o mundo o dia começa à meia noite. Saibam todos que esse horário da meia noite NÃO é bíblico, mas sim foi instituído pelo "homem do pecado", o mesmo que cuidou em "mudar os tempos e a lei"(Daniel 7:25), introduzindo também nos Dez Mandamentos adulterados da sua religião católica "guardar domingos e dias de festa".

Assim, aí está um forte motivo para abominarmos o horário mundano da meia-noite à meia-noite e o dia de guarda do catolicismo romano e da grande maioria das suas filhas, as igrejas evangélicas, que é o domingo.

O SENHOR JESUS FOI UM GUARDADOR DO SÁBADO, E DA MANEIRA BÍBLICA, SIM!

E o ódio contra este mandamento nunca cessou; a grande maioria do mundo "cristão", tanto no passado, quanto no presente, faz questão de repudiar a este mandamento.

Muitas igrejas evangélicas, através dos seus seminários teológicos, estudos bíblicos, púlpitos e escolas dominicais, apresentam um Jesus CHEIO DE ÓDIO contra o mandamento do sábado.

Essas igrejas, ou apresentam um Jesus que veio estabelecer a guarda do domingo, ou então apresentam um Jesus que veio ensinar que todos os dias são válidos e/ou santos e quebrantador da lei.

Estranho isso, esses evangélicos se esquecem ou não sabem que Jesus afirmou CATEGORICAMENTE o seguinte:

"Não cuideis que destruir a lei ou os profetas: NÃO VIM AB-ROGAR, MAS CUMPRIR.

Porque em verdade vos digo que, ATÉ QUE O CÉU E A TERRA PASSEM, NEM UM JOTA OU UM TIL SE OMITIRÁ DA LEI, sem que tudo seja cumprido" - Mateus 5:17-18.

Das duas uma: ou Jesus mentiu no que afirmou acima, ou então os evangélicos estão certos quando afirmam que Ele veio "abolir a lei".

Mas o mais engraçado de tudo isso, é que esses pastores e teólogos evangélicos SÓ falam em "abolição da lei" com relação ao mandamento do sábado; com relação aos outros nove mandamentos, está tudo OK!

Algumas denominações são bastante vigorosas com relação à observância dos outros nove mandamentos, mas com o sábado, não!

Para eles, o sábado é para "somente para os judeus..."

Porém, não furtar, não adulterar, honrar pai e mãe, etc, ah esses mandamentos já não são só para "os judeus", mas sim para toda a humanidade. Mas que entendimento mais bizarro!

QUE CONFUSÃO!

Prefiro ficar com o que o Senhor Jesus afirmou, ao invés de ir atrás desses evangélicos confusos e embananados. OU JESUS ABOLIU TODA A LEI, OU NÃO ABOLIU NADA!

Muitos, no seu desespero, e no seu ódio contra a guarda do sábado, citam Mateus 12:8, aonde Jesus afirmou o seguinte:

"Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor".

CLARO QUE ELE É SENHOR DO SÁBADO! Pois em Isaías 58:13 lemos que o sábado é o"SANTO DIA DO SENHOR!"

Claro que Jesus é o SENHOR DO SÁBADO!

O versículo nos mostra que ELE É O SENHOR DO SÁBADO e NÃO É O SENHOR DO DOMINGO!

O versículo também nos mostra que Ele é SENHOR DO SÁBADO; Jesus NÃO ESTÁ DIZENDO QUE ELE É SENHOR DA SEGUNDA, DA TERÇA, DA QUARTA, ETC, NÃO, ELE ESTÁ AFIRMANDO ALTO E BOM SOM QUE ELE É O SENHOR DO SÁBADO!

PORTANTO, O SÁBADO É O DIA DO SENHOR!

Mas dá pena de ver que muitos evangélicos usam esse versículo para "provar" que Jesus se desfaz do sábado. Se formos ler Mateus 12:1-8, veremos que Jesus foi acusado PELOS FARISEUS e não pela Palavra de Deus, de estarem colhendo espigas num dia de sábado para comer.

Jesus lhes respondem que Davi comeu os pães da proposição na casa de Deus, os quais não eram lícitos que fossem comidos (I Samuel 21:6). Davi comeu dos pães por que teve fome.

No sábado, as pessoas também tem fome. Em nenhuma parte das Escrituras lemos que alguém tem que passar fome aos sábados ou que se alimentar fosse considerado "trabalho" naquele dia.

Os fariseus eram uns exagerados, eles iam além do estava escrito (I Coríntios 4:6) e passavam as suas tradições na frente do claro "assim diz o Senhor" da Bíblia.

Continuando, em Mateus 12:8 o Senhor Jesus faz uma declaração interessante:

"Ou não tendes lido na que, aos sábados, os sacerdotes no templo VIOLAM o sábado, e ficam sem culpa?"

A "violação do sábado" pelos sacerdotes se tratava de cumprir com os rituais do sacrifício dos animais, (Números 28:9-12) que eram realizados todos os sábados e que hoje não existem mais, visto que o Senhor Jesus consumou a nossa redenção com um único sacrifício (Hebreus 10:12).

Assim sendo, essa frase "violação do sábado" usada por Jesus apenas se referia a algo que FAZIA PARTE DO CULTO REALIZADO AOS SÁBADOS.

Mas os que odeiam o sábado usam esta parte de forma torcida para afirmar que Jesus endossava a "violação do sábado"no sentido literal, os cegos que existem por aí fazem de tudo para comparar essa "VIOLAÇÃO" com um trabalho material qualquer, sendo que NÃO TEM NADA A VER!

Por falar em violação do sábado, os torcedores da Palavra de Deus se deliciam com estes versículos abaixo:

"E por esta causa OS JUDEUS perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo; porque fazia estas coisas no sábado.

E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.

Por isso pois OS JUDEUS ainda mais procuravam matá-lo, porque não só QUEBRANTAVA O SÁBADO, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus" - João 5:16-18.

Os torcedores da Palavra de Deus se refestelam com esses versículos. Para eles, nesses versículos estão a "prova" do desdém que Jesus tinha pelo sábado, segundo eles.

Bem, vamos ver dentro da Palavra de Deus se Jesus tinha mesmo desdém e ódio contra o sábado:

1) - É fato consumado que Jesus sempre ia congregar na sinagoga aos sábados; além disso, Ele era carpinteiro de profissão, e aos sábados, Ele NÃO abria sua carpintaria. Os anti-sabatistas estão desafiados a provar AGORA, DENTRO DA BÍBLIA, que o Senhor Jesus trabalhava na sua carpintaria aos sábados!

DE JEITO NENHUM QUE ELE FICAVA TRABALHANDO NA CARPINTARIA AOS SÁBADOS!

Ele ia, SIM, para a sinagoga, congregar, como era o SEU COSTUME, aos sábados. - (Marcos 6:1-3; Lucas 4:15-16 e 33-34; 6:6;13:10;2).

A Palavra de Deus é ESPIRITUAL, e coisa espiritual é para ser comparada com coisa espiritual (I Coríntios 2:13).

Comparemos agora Mateus 12:1-8 com João 5:16-18.

Assim sendo, é claro que JESUS QUEBRANTOU O SÁBADO, mas aos olhos dos fariseus SOMENTE, pois ele foi atacado por eles só por causa do benefício feito a um homem que se achava enfermo havia 38 anos.

Jesus se defendeu, afirmando que esse TRABALHO Ele realmente faz aos sábados, porque Deus, o Pai, TRABALHA TAMBÉM NESSE DIA.

A título de exemplo, vimos em outra postagem que em Gênesis 2:1-3 Deus "descansou" FIGURATIVAMENTE no sétimo dia, porque a verdade é que TODOS OS DIAS Deus nos manda a luz solar, as chuvas, faz as plantas crescerem, etc, isso e MUITO MAIS, para BENEFÍCIO DO HOMEM, assim também, igual ao Pai, o Senhor Jesus TRABALHOU MESMO para libertar num dia de sábado da enfermidade um homem que havia 38 anos estava preso nela; só não entende dessa maneira quem NÃO QUER...

3) - O Senhor Jesus sabia MUITO BEM que "é, por consequência, lícito FAZER bem nos sábados" - Mateus 12:12.

Sábado NÃO é um dia para fazer trabalho para ganhar dinheiro, mas sim um dia criado para FAZER O BEM, fazer BOAS OBRAS.

Sábado não é dia de vagabundagem e nem de ociosidade; Deus mesmo afirmou que esse é um dia deleitoso e santo (Isaías 58:13), para se fazer o BEM.

REPETIMOS, Jesus não estava na carpintaria no sábado (Marcos 6:1-3), realizando trabalhos materiais e ganhando dinheiro, antes estava nas sinagogas e no meio do povo FAZENDO O BEM aos sábados. Não existe dificuldade nenhuma em entender isso.

4) - João 5:16-18 é muito usado pelos anti-sabatistas, os quais tentam "provar" o ódio de Jesus pelo sábado. O que esses ignorantes esqueceram de ver é que, comentando o episódio narrado em João 15:1-5, a saber, a cura do enfermo, o Senhor Jesus afirmou que a circuncisão (ato de cortar o prepúcio do orgão genital masculino no oitavo dia) também era realizado AOS SÁBADOS, (Ver João 7:21-23) sendo o ato de circuncidar um TRABALHO, UMA OBRA, mas ESPIRITUAL, para que a Lei não fosse quebrada.

Sendo assim, perguntava Jesus porque eles (os judeus) se indignavam contra Ele por ter curado um homem no sábado?

Notem, a indignação de Jesus NÃO ERA CONTRA O MANDAMENTO DO SÁBADO, mas sim pelo fato de que OUTRAS OBRAS ESPIRITUAIS, como a circuncisão, eram realizadas no sábado, e olha que a circuncisão dá trabalho, porém, eles, os judeus, nunca pensaram que aquilo fosse um "trabalho", então porque eles se revoltaram por uma cura, por uma maravilha feita a um homem no dia santo?

Que trabalho material realizou Jesus ao dizer ao homem, para levantar, tomar a cama dele e andar? Que "trabalho" material o Senhor Jesus realizou nesse caso, para ser tão cruelmente acusado por aqueles fariseus hipócritas de "violador do sábado?" ( Ver João 5:8).

Aqueles fariseus eram uns idiotas e assim são muitos hoje que se insurgem contra o mandamento, porque torcem as Escrituras, e, embora os fariseus aparentemente fossem defensores do mandamento do sábado, vimos que eles na verdade NÃO ERAM.

Muitos evangélicos modernos agem iguaizinhos aqueles fariseus, mas as avessas, apontando furiosamente o dedo contra aqueles que querem de coração sincero guardar o mandamento do sábado e ensiná-lo a outros. Como esses evangélicos não tem argumentos sólidos contra a guarda do sábado, o que fazem eles, então?

Começam a dizer que TODA A LEI foi "cravada na cruz" e somente fazem isso porque ODEIAM O MANDAMENTO DO SÁBADO, porque se você perguntar a eles se alguém pode matar, se alguém pode adulterar, se alguém pode adorar ídolos, eles prontamente dirão que não, porque isso está escrito nos Dez Mandamentos, mas aí se você perguntar a eles "mas e a guarda do sábado?", então os idiotas dirão, "oh, não, Jesus cravou esse mandamento na cruz, Ele aboliu a lei..."

ELES SIMPLESMENTE CAEM NO RIDÍCULO!


5) - JAMAIS o Senhor Jesus poderia ter sido um "transgressor da lei", porque quem transgride a lei, peca e o Senhor Jesus NÃO PECOU JAMAIS (Hebreus 4:15).

Além disso, seria um absurdo afirmar que Ele "violou o sábado", no sentido de que Ele trabalhou materialmente aos sábados, sendo que uma afirmação leviana dessas se choca de frente com o que Ele mesmo afirmou em Mateus 5:17-19 e em Lucas 16:17.

Se Ele afirmou que NÃO VEIO ABOLIR, mas CUMPRIR, quem somos nós agora para afirmar o contrário?

Em I João 2:7 lemos o seguinte:

"Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o MANDAMENTO ANTIGO, que DESDE O PRINCÍPIO tivestes.

Este mandamento antigo É A PALAVRA QUE DESDE O PRINCÍPIO OUVISTES"

O mandamento do sábado é um MANDAMENTO ANTIGO e faz parte da PALAVRA QUE DESDE O PRINCÍPIO OUVISTES".

Se alguém quiser refutar isso, só se for um DOIDO VARRIDO!


O APÓSTOLO PAULO E A GUARDA DO SANTO SÁBADO


Creio FIRMEMENTE que a Bíblia é a Palavra de Deus. E creio nela MUITO MAIS AGORA, porque vemos que, com a exceção óbvia do Senhor Jesus, TODOS os personagens bíblicos, sejam eles reis, governadores, patriarcas, profetas, discípulos, apóstolos, etc, PECARAM e/ou ERRARAM em alguma parte, em alguma situação, em algum momento das suas vidas.

Ou seja, todos os personagems bíblicos eram como nós, comedores de feijão, sujeitos a falhas, pecados e erros, alguns absurdos.

Isso me fez crer MAIS AINDA na inspiração da Bíblia e no Seu Autor, Deus, porque Ele põe a nu os erros, as fraquezas, os pecados e as palhaçadas cometidas por vários personagens bíblicos. Tudo o que outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito (Romanos 15:4).

Lemos nas páginas da Bíblia que Adão e Eva pecaram; (Gênesis 3:1-4).

Lemos que Caim matou Abel (Gênesis 4:8-16).

Lemos na Bíblia que Abrão contendeu com os pastores de gado de Ló (Gênesis 13:7).

Lemos em Exôdo 32:19 que Moisés, num acesso de fúria, quebrou as tábuas da lei.

Lemos que Davi, homem de muitas obras e atos, agiu igual a um canalha e igual a um cafajeste, quando adulterou com Batseba e quando planejou o assassinato do esposo dela, Urias (II Samuel 11:1-27).

A Palavra de Deus NÃO ESCONDE NADA...

"Mas o que isso tem a ver com a guarda do sábado?" perguntarão alguns.

Calma, já voltaremos ao tema.

Continuando, lemos que Simão Pedro confessou que Jesus era o Filho do Deus Vivo e foi usado por Deus naquele momento; mas logo em seguida ele foi chamado por Jesus de Satanás (Mateus 16:15-17; 22-23).

Lemos que um dos apóstolos, Judas Iscariotes, vendeu Jesus por 30 moedas de prata (Mateus 26:14-16).

Esses são apenas alguns exemplos de erros e pecados cometidos por esses "homens de Deus..."

Com relação ao apóstolo Paulo, bem sabemos que ele foi um homem de Deus, sem qualquer sombra de dúvida.

Se converteu ao Evangelho de forma maravilhosa (Atos 9:1-18).

Antes da sua conversão, o apóstolo Paulo havia sido um judeu fervoroso, um fariseu (Filipenses 3:5).

Com relação à guarda do sábado, depois da sua conversão ao Evangelho, o apóstolo Paulo continuou guardando fielmente esse mandamento e congregava sempre nesse dia nas sinagogas (Ver Atos 13:14; 42; 17:1-2; 18:1-4; 19:8).

Só para termos uma idéia de como o apóstolo Paulo guardava fielmente o santo sábado, em certa oportunidade ele se achava em Filipos e, possivelmente não existia alí nenhuma sinagoga, então ele achou um lugar que aparentava ser um lugar de oração, à beira de um rio e alí pregou o Evangelho (Atos 16:13).

Esse mesmo apóstolo Paulo que guardava o mandamento do sábado, esse mesmo apóstolo Paulo que em certa ocasião afirmou que cria em tudo quanto estava escrito na lei e nos profetas (Atos 24:14), sim, esse mesmo apóstolo Paulo, é enaltecido em prosa e verso por muitos evangélicos como um dos maiores inimigos daqueles que eles dizem que estão "debaixo da lei" e do mandamento do sábado, e é colocado no pedestal de "apóstolo da graça".

Podem crer, prezados, esse mesmo apóstolo Paulo, à semelhança de alguns personagens bíblicos que erraram e que citamos acima, também "pisou no tomate..."

Vamos ver abaixo.

Realmente, alguns dos escritos do apóstolo Paulo, se não forem lidos por pessoas espirituais e que comparam "coisa espiritual com coisa espiritual"(I Coríntios 2:13) trarão confusão na mente de muitos.

Mas por que isso?

Paulo não escreveu sob a guia do Espírito Santo de Deus?

Nem sempre.

O apóstolo Paulo também ERROU, também FALHOU e também PECOU, da mesma forma que o apóstolo Pedro, da mesma forma que Moisés, Davi, Abraão e outros.

Vamos ver algumas falhas e erros de Paulo primeiro, e depois veremos alguns textos escritos pelo apóstolo Paulo e usados pelos teólogos evangélicos para atacar o mandamento do santo sábado:

1) - O apóstolo Paulo BRIGOU FEIO com Barnabé, a tal ponto que se apartaram um do outro. Esse fato está registrado em Atos 15:36-39;2).

2) - O apóstolo Paulo mencionou numa de suas cartas duas pessoas que o prejudicaram: um deles chamava-se Demas e o outro Alexandre, o latoeiro. Inclusive Paulo deseja que a esse Alexandre "o Senhor lhe pague segundo as suas obras" - II Timóteo 4:10 e 14.

3) - O apóstolo Paulo atacava ferozmente a prática da circuncisão; entretanto, numa de suas espístolas, ele dá uma escorregada, primeiro afirmando que, se algum homem se circundar, Cristo de nada aproveitará a esse tal.

Daí, logo abaixo ele faz a seguinte afirmação: "Eu, porém, irmãos, se prego a circuncisão, por que sou pois perseguido?" (...) Gálatas 5:2 e 11.

Vai entender...Afinal de contas ele era contra ou a favor da circuncisão? Ele pregava a circuncisão ou não pregava?

4) - Em I Coríntios 7:12, o apóstolo Paulo dando conselhos acerca do casamento, afirmou:

"Mas aos outros DIGO EU, NÃO O SENHOR: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe".

Aqui ele claramente afirma que ele não estava falando pelo Espírito Santo de Deus, mas sim por ele mesmo. Não que o conselho não seja útil e válido, mas foi um conselho DELE;

5) - Em Gálatas 2:12-14, vemos o apóstolo Paulo brigando com o apóstolo Pedro; E pelo que lemos alí, a briga foi feia, pois o apóstolo Paulo chamou o apóstolo Pedro de dissimulado, ou seja, de hipócrita.

Já o apóstolo Pedro em uma das suas epístolas escreveu sobre o APÓSTOLO PAULO, pedindo à irmandade que tivesse um certo cuidado com suas epístolas. Vamos ver:

"E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, SEGUNDO A SABEDORIA QUE LHE FOI DADA;

Falando disto, como em TODAS as suas epístolas, entre as quais HÁ PONTOS DIFICEÍS DE ENTENDER, que os INDOUTOS e INCONSTANTES TORCEM e igualmente as OUTRAS ESCRITURAS, para sua própria perdição" - II Pedro 3:15-16.

Pedro está aqui afirmando claramente: "Olha, bastante cuidado quando lerem as epístolas de Paulo, SINAL AMARELO PARA PAULO!"

Prezados, antes que alguém pense qualquer bobagem acerca do que estamos expondo aqui, REAFIRMO QUE CREIO FIRMEMENTE que a Bíblia é a Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo e que "TODA a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para corrigir, para instruir em justiça;

Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra" - II Timóteo 3:16-17.

Precisamos entender que homens de Deus também estão sujeitos a falhas e erros. Inclusive, aqueles que escreveram a Bíblia, erraram às vezes, até mesmo emitindo opiniões pessoais suas no Livro Sagrado, como foi o caso do apóstolo Paulo, por exemplo.

Tais fatos, pelo menos para mim, de MODO NENHUM diminuem a inspiração ou a santidade da Palavra de Deus.

Muito pelo contrário, quando a Bíblia mostra os erros e as contradições dos que a escreveram, aí é que ela é verdadeira mesmo, visto que diante de Deus TODOS OS HOMENS são indesculpáveis e somente a misericórdia de Deus e a graça do Senhor Jesus é que pode nos dar forças para seguir (João 15:5).

Vamos colocar nas nossas cabeças que a Palavra de Deus foi INSPIRADA, não PSICOGRAFADA!

Psicografia é o que acontece no espiritismo, e, segundo dizem os espíritas, existem casos em que o médium quando está psicografando algo não tem idéia sequer do que está fazendo.

Ora, tal coisa NÃO EXISTE com a inspiração bíblica, que é pelo Espírito de Deus, mesmo usando homens sujeitos a erros e falhas.

E Entendamos que tudo na Bíblia tem que nos conduzir à PORTA ESTREITA e ao CAMINHO APERTADO (Mateus 7:13-14) porque é isso que nos levará à VIDA ETERNA!

Voltando a falar do apóstolo Paulo, lemos um pouco atrás que ele guardava o mandamento do santo sábado.

Mas alguns dos seus escritos são usados para combater o mandamento do sábado, porém iremos analisá-los e ver que eles são bastante torcidos pelos inimigos do mandamento do sábado.

Um dos versículos mais usados pelos evangélicos para combater a guarda do sábado é este de Colossenses 2:16-17:

"Portanto ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados.

Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo".

Muitos adventistas do sétimo dia e membros de outras denominações sabatistas se enroscam nestes versículos.

Alguns sabatistas afirmam que Paulo não está se referindo aí ao sábado do sétimo dia, que é o sábado semanal, mas sim aos sábados festivais (festa dos tabernáculos, páscoa, lua nova, etc).

Mas hoje em dia as igrejas sabatistas já não são concordes nesse entendimento, para delícia dos evangélicos anti-sabatistas.

Vamos analisar algo a respeito desses versículos, por misericórdia de Deus:

1) - Em primeiro lugar, esses versículos não estão anulando a guarda do sábado coisa nenhuma. Quem afirma isso só pode ser cego ou burro;

2) - Alí está dizendo "ninguém vos julgue". Se o apóstolo Paulo estivesse vivo e se realmente ele estivesse querendo dizer que o versículo se refere ao mandamento do sábado, poderiamos então lhe dizer o seguinte:

"Mas quem está julgando, meu caro? Quem vai julgar é Deus, isso é óbvio, o mandamento está aí, guarda quem quer e transgride quem quer!

Aquele que tropeçar em UM SÓ PONTO DA LEI, se tornará culpado de todos e será julgado POR DEUS!" (Tiago 2:10-11; 4:12);

3) - Se o apóstolo Paulo está sugerindo aqui que o sábado deve ser anulado e transgredido, então, o que todos precisamos entender é que o apóstolo Paulo NÃO É DEUS E NEM É MAIOR DO QUE DEUS!

Deus escreveu os Dez Mandamentos COM O SEU PRÓPRIO DEDO (Exôdo 31:18).

Se o apóstolo Paulo está sugerindo aí que o sábado não vale mais nada, então FIQUEMOS COM O QUE DEUS ESCREVEU E NÃO COM O QUE UM COMEDOR DE FEIJÃO COMO O APOSTÓLO PAULO ESCREVEU, O QUAL ERA SUJEITO A FALHAS COMO TODOS NÓS SOMOS!

4) - Que fique bem claro que o QUE DEUS FALOU está ACIMA DAQUILO QUE O APÓSTOLO PAULO FALOU, A MENOS SE O QUE ELE FALOU ESTEJA ALINHADO COM O QUE DEUS FALOU!

Mas penso que em Colossenses 2:16 o apóstolo Paulo tenha querido dizer à igreja de Colossos que ninguém deve se colocar no lugar de juiz, e espero que ele não tenha pensado nunca que o mandamento do sábado é sombra, porque o mandamento do sábado NUNCA foi sombra de coisa alguma.

Romanos 14:5-6 é um texto dos mais usados por alguns membros da minha igreja, a CCB.

Porque alguns na denominação onde ainda congrego ensinam que "nós não guardamos dia nenhum" e "todos os dias servem para Deus".

Vamos ler então Romanos 14:5 e 6:

"Um faz diferença entre dia e dia, mas outros julga iguais todos os dias.

Cada um esteja inteiramente seguro em seu próprio ânimo.

Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz.

O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus".

Não consigo entender onde estes versículos estão anulando o mandamento do sábado. Mas existe um montão de crentes de diferentes denominações que enxergam a coisa dessa maneira.

Se o apóstolo Paulo está querendo dizer por meio destes versículos que o mandamento do sábado não vale mais, então NOTA ZERO para ele.

Se Paulo estava querendo se colocar acima de Deus, o que eu não creio que fosse o caso,ai dele, porque DEUS NÃO MUDA para ninguém, nem para ele, nem para mim, nem para você (Malaquias 3:6; Tiago 1:17).

Quando Deus escreveu os Dez Mandamentos, inclusive o do sábado, REPETIMOS, ELE escreveu em tábuas de pedra, com o SEU PRÓPRIO DEDO (Exôdo 31:18).

Ele escreveu assim para que não houvesse margem de dúvida da parte de NINGUÉM!

Não tem essa história que a guarda de um mandamento fica a nosso critério; isso é rídiculo!

Tenho plena certeza que, em Romanos 14:5-6 o apóstolo Paulo sequer pensou em anular o mandamento do sábado com o que ele escreveu.

Porque ele já estava careca de saber que o mandamento do sábado é CLAUSÚLA PÉTREA, e que ele, Paulo, não era Deus para mudar um mandamento que ele conhecia muito bem.

Creio que esses dias que ele mencionava tinha a ver com outros dia da semana, porque, isso é óbvio, precisamos buscar e servir a Deus TODOS OS DIAS;

Mas destacamos o dia de sábado porque é MANDAMENTO DE DEUS, e o dia de sábado foi por Deus diferenciado dos outros dias, sim. O que não foi diferenciado é o mandamento do sábado com relação a outros mandamentos da Palavra de Deus. Mas o dia de sábado foi diferenciado dos outros dias da semana, SIM!

Quem quiser discordar disso que vá então brigar com Deus...

Agora um detalhe interessante, para encerrar. Possuo uma Bíblia com letra gigante, comprada na Congregação Cristã no Brasil e que traz o carimbo da CCB no seu lado.

Pois bem, nessa Bíblia vem encartada na parte final um "Conciso Dicionário Bíblico", que é editado pela "Junta de Educação Religiosa e Publicações da Convenção Batista Brasileira".

Esse dicionário está em ordem alfabética. Abrimos na letra "J" e vamos na parte aonde fala sobre Jesus. Alí narra vários eventos passados pelo Senhor Jesus, como em Cafarnaum, rejeição em Nazaré, etc.

E fala também sobre o SÁBADO. Com referência a atitude do Senhor Jesus com relação ao mandamento do sábado, o comentarista assim afirma:

"A lei do sábado, interpretada pelos doutores, que lhes acrescentavam inumeráveis exigências e restrições, fizera do sábado - DIA DE GRANDE SATISFAÇÃO - um dia de ansiedade e preocupação.

Improvisaram-se subterfúgios para aliviar a humanidade aborrecida. A observância dessas regras veio a ser tida como o objetivo principal da vida; porém, ensinava-se que o mero cumprimento técnico era suficiente, dando margem a frequentes infrações do mandamento de Deus.

Jesus desprezou tais justificações perversas. Andando pelos campos, seus discípulos colheram espigas, debulharam-nas e as comeram.

Isto foi motivo para serem apontados de culpa por colher e debulhar no sábado e logo atacados pelos legalistas.

Em resposta, Jesus reclamou liberdade mais ampla.

O sábado for instituído para o BEM DO HOMEM. Torná-lo uma opressão à humanidade era o mesmo que roubar ao sábado a DIVINA APROVAÇÃO.

E imediantamente, restaurando a mão atrofiada dum homem, ele ilustrou a sua doutrina que no dia de sábado é lícito fazer o bem".

Esse comentário, por ter sido feito por um teólogo da Igreja Batista, e por estar incluído numa Bíblia vendida na Congregação Cristã no Brasil, está bastante de acordo com aquilo que expusemos aqui acerca do mandamento do santo sábado.

Espero que os irmãos sinceros que estão nessas igrejas atentem para o santo mandamento.

Bem, por enquanto encerramos a tema acerca do mandamento do sábado com esta postagem. Se Deus preparar, retornaremos novamente o mesmo tema, mas com outro foco.

Se Deus preparar, na próxima postagem estaremos tratando a respeito do famigerado "Decreto Dominical". A Igreja Adventista do Sétimo Dia ensina que virá, a partir dos Estados Unidos, um decreto obrigando TODOS os povos, línguas e nações da face da terra a guardar o domingo, sob pena de morte.

Será que as coisas serão assim? Será que existe base bíblica para algo assim?

Veremos na próxima postagem, se Deus preparar.

Deus abençoe a todos.

E só o Seu Santo Nome seja Eternamente Louvado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário