segunda-feira, 1 de março de 2010

A DOUTRINA DA IMORTALIDADE DA ALMA É DE ORIGEM PAGÃ, ESPÍRITA E DIABÓLICA!

Uma das doutrinas mais populares e mais espalhadas dentro das igrejas evangélicas e também dentro de outras igrejas ditas "cristãs", como a Igreja Católica, a Igreja Ortodoxa, a Igreja Anglicana e muitas outras é a doutrina da "imortalidade da alma".



O que, em geral, ensina a maioria das igrejas evangélicas, quando morre alguém?



Estas igrejas ensinam que, se uma pessoa "aceitou Jesus", quando ela morre a "alma" dela se desprende do corpo e vai direto para o céu, pois, para estes evangélicos, quando alguém levanta as mãos na igreja "aceitando Jesus", está pessoa já está com o passaporte carimbado para o céu.



Não precisa de obra alguma, só basta ter "aceitado Jesus" que a pessoa já está automáticamente salva.



Por outro lado, estas igrejas evangélicas ensinam que, se alguém morrer sem ter "aceitado Jesus", a "alma" dessa pessoa se desprende do corpo e esta "alma" vai diretamente para o inferno, onde ficará ardendo por toda a eternidade...



Já a Igreja Católica não crê somente no céu e no inferno como destino final das "almas" falecidas; ela ensina que existe o "purgatório", que é um lugar intermediário entre o céu e o inferno, onde aquelas "almas" que cometeram algum pecado mais leve, os chamados por eles de "pecados veniais" ficarão durante algum tempo.



Após terem sido purgados daqueles pecados "veniais", aí então aquelas "almas" terão garantido o acesso ao céu.



Não nos esqueçamos que a doutrina da IMORTALIDADE DA ALMA também faz parte da doutrina das grandes religiões existentes na face da terra, como o hinduísmo, o budismo, o taoísmo, o bahaísmo e o islamismo.



Além de, claro, ser a doutrina básica do espiritismo, da macumbaria e de outras religiões que agregam a feitiçaria e elementos sincréticos.



Com relação ao espiritismo, o fundador da moderna doutrina espírita, o francês Allan Kardec, assim definiu a alma:



"Chamamos alma ao ser imaterial e individual que existe em nós e sobrevive ao corpo".



Veja no site abaixo, que é um site espírita, o pensamento do espiritismo acerca da "imortalidade da alma":



http://www.ceismael.com.br/artigo/alma-e-imortalidade.htm



Assim sendo, prezados, vimos, de forma resumida, que a doutrina da "IMORTALIDADE DA ALMA" faz parte do acervo doutrinário da IMENSA maioria das religiões, igrejas e seitas da face da terra e, além disso, essa doutrina consegue unir, de uma forma unânime, religiões e credos aparentemente antagônicos entre si.



Por exemplo, o que une uma Igreja Batista com um centro espírita? Porventura existe algum laço de união entre eles?



Um batista fiel e convicto das suas crenças iria responder com convicção e com firmeza que entre a Igreja Batista e o espiritismo não existe absolutamente nada em comum.



Será mesmo?



E a doutrina da IMORTALIDADE DA ALMA não é uma doutrina cara tanto a batistas quanto a espíritas?



Ora, mas CLARO QUE É!



BATISTAS E ESPÍRITAS CREÊM NA IMORTALIDADE DA ALMA!



Eles creêm que, quando uma pessoa morre, a "alma", que seria uma substância etérea, gasosa, se desprende do corpo e, enquanto os batistas acreditam que essa alma ou irá para o céu ou irá para o inferno, os espíritas ensinam que essa alma irá se "reencarnar..."



Mas os irmãos batistas, por favor, não se ofendam, somente estamos citando a Igreja Batista como exemplo, porque existem por aí centenas de denominações evangélicas que também ávidamente acreditam e propagam a doutrina da imortalidade da alma.



A denominação à qual pertenço, a Congregação Cristã no Brasil (CCB) age de uma maneira curiosa com relação à doutrina da imortalidade da alma.



Enquanto os pontos de doutrina 11 e 12 da CCB enfatizam a Segunda Vinda de Cristo e a ressurreição dos mortos, exatamente como está na Bíblia e, enquanto muitos anciães e cooperadores ao se referirem aos imrãos que morrem afirmam que eles "dormiram no Senhor", outros anciães e cooperadores referem-se àqueles irmãos que morreram como "tendo sido recolhidos por Deus para o reino da Sua Glória".



Oficialmente a CCB não crê e nem enfatiza a doutrina da imortalidade da alma; mas extra-oficialmente muitos anciães e cooperadores creêm e endossam a doutrina da imortalidade da alma, e o que é pior, alguns abertamente divulgam doutrinas espíritas dos púlpitos.



Ontem eu estava congregando em certa CCB e, um irmão de certo Estado brasileiro, levantou-se para testemunhar e, ele contava do pavor que ele passou na casa de uma irmã carnal dele, adepta da feitiçaria, e ao descrever esse pavor que ele passou, esse irmão afirmou que "sentiu fluidos negativos pelo seu corpo".



Ora, essa expressão "fluidos negativos" é de origem espírita e JAMAIS deveria estar na boca de alguém que se diz cristão.



Ou esse irmão está acostumado a falar assim, ou ele foi e é muito mal orientado lá onde ele congrega. Fico como a segunda opção...



Porque sei que na CCB, que é a minha denominação, em MUITAS localidades o ANALFABETISMO BÍBLICO É GRITANTE!



Infelizmente, lamento muito isso, mas é a verdade...



Continuando, o homem é mortal e isto foi resultado de sua livre escolha.



Infelizmente, a mentira diabólica do Éden segue arregimentando adeptos, continuamente até nossos dias.



Como já vimos acima, a grande maioria dos religiosos, tanto protestantes, católicos, pentecostais e várias seitas estão de acordo com o paganismo grego, com a mística imortalidade da alma e ensinam que os mortos serão recompensados logo após a morte, que o homem continuará vivendo num mundo espiritual.



Ora, se o homem é imortal, então ele não necessita mais de Cristo para ter a vida eterna.



A ressurreição se torna obsoleta e desnecessária, pois quem já está no gozo da salvação, no céu ou em outro lugar que necessidade terá de um corpo ressuscitado?



MORTALIDADE OU IMORTALIDADE DA ALMA?



VAMOS VER AGORA O QUE NOS DIZ A SANTA, BENDITA E GLORIOSA PALAVRA DE DEUS:



O primeiro casal havia sido advertido que, se desobedecesse a ordem dada por Deus, eles morreriam.



Assim se acha escrito em Gênesis 2:17:



"Mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, CERTAMENTE MORRERÁS".



Os prezados viram aí?



A ordem de Deus dada a Adão e Eva era para NÃO comer o fruto, porque no dia em que esse fruto fosse comido, eles MORRERIAM!



Simples assim: DESOBEDECEU, MORREU!



Não é desobedeceu e então virá a vida eterna, a IMORTALIDADE, não é isso que Deus falou!



O homem desobedeceu a Deus, e com isso a imortalidade cessou para o homem. O Senhor havia advertido o homem, para as consequências dessa de­sobediência, como veremos na Palavra de Deus:



"Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que NÃO MORRAIS" - Gênesis 3:3.



Bem, o que ensina as Escrituras sobre o estado do homem após a morte?



Continuaria essa pessoa vivendo em outro estado espiritual paralelo com o nosso?



Segundo o ensino bíblico, ao morrer, para o homem não há absolutamente consciência nenhuma após esse fato.



Haverá sim, um fato muito importante após a morte, que será a ressurreição de todos os homens, quando Jesus voltar, uns para receber o galardão da vida eterna e outros serão destinados ao fogo eterno.



Veremos sobre a ressurreição dos mortos na próxima postagem.


Continuando, segundo a Palavra de Deus, o homem que já faleceu estará em um ESTADO INCONSCIÊNCIA a espera da ressurreição.



Os mortos NÃO SABEM MAIS NADA DO QUE ACONTECE AQUI NA TERRA. ELES DORMEM!



Jó disse o seguinte:



"Mas, morto o homem, é consumido; sim, rendendo o homem o espírito, então onde está?"



Os seus filhos, estão em honra, sem que ele o saiba; ou ficam minguados, sem que ele o perceba" - Jó 14:10 e 21.



Vamos ver que é isso que a Palavra de Deus ensina, ou seja, quem morre NÃO TEM MAIS A MENOR IDÉIA DO ACONTECE NA FACE DA TERRA, DE COMO ESTÃO OS SEUS NEGÓCIOS, COMO ESTÁ A SUA FAMÍLIA, SE A PRESTAÇÃO DO CARRO JÁ FOI QUITADA, EM SUMA, QUEM MORREU ESTÁ INCONSCIENTE!



Falando em "espírito" saibam os prezados que o "espírito do homem" tem a ver com o "fôlego de vida" soprado por Deus nas narinas dos seres humanos, sendo que, possuindo este fôlego em seu corpo, o ser humano se torna ALMA VIVENTE (Ver Gênesis 2:7).



Em outras palavras, o ser humano não possui uma alma - ELE É UMA ALMA!



Esse é o ensino bíblico! Passou disso é doutrina pagã, espírita e diabólica!



O "espírito" do homem é o fôlego de Deus e, ensina a Palavra de Deus que, quando o homem, o ser humano morre, o pó volta à terra, mas o espírito volta para Deus, que o deu (Ver Eclesiastes 12:7).



A Palavra de Deus não diz que quando o ser humano morre, o espírito que estava nele ou nela ou vai para o céu ou então para o inferno. NÃO, o espírito (fôlego de vida) VOLTA PARA DEUS.



Se o espírito de TODAS as pessoas que faleceram, volta para Deus, então eles ficam com Deus. E não existe o mais mínimo fundamento bíblico para alguém afirmar que estes espíritos (fôlego de vida) das pessoas falecidas, que estão com Deus, estejam conscientes dentro de Deus....



ATENÇÃO: O espírito que está no homem que é fôlego de vida dado por Deus a todos, NÃO tem nada a ver com o Espírito de Deus, o qual habita pela fé, no coração de todos os cristãos nascidos da água e do Espírito.



Perguntarão alguns:



"Quer dizer então que céu e inferno não existem?"



Já iremos ver isso mais adiante, porém adiantamos que céu e inferno NÃO existem, pelo menos da maneira que é divulgado pelas igrejas imortalistas, NÃO!



E com relação ao fato incontestável que a palavra "alma" na Bíblia, significa uma pessoa, um ser humano, seja ele homem ou mulher, vamos agora citar diversos versículos da Palavra de Deus que provam isso:



Gênesis 46:15 :



"Estes são os filhos de Léia, que deu à Jacó em Padã-Arã, com Diná, sua filha; todas as ALMAS (pessoas), de seus filhos e de suas filhas foram trinta e três".


Gênesis 46:18 :



"Estes são os filhos de Zilpa, a qual Labão deu à sua filha Léia; e que deu à Jacó estas dezesseis ALMAS" (pessoas).


Gênesis 46:27 :



"e os filhos de José, que lhe nasceram no Egito, eram duas ALMAS (pes­soas). Todas as ALMAS (pessoas) da casa de Jacó, que vieram ao Egito, foram setenta".


Levítico 17:12 :



"Portanto, tenho dito aos filhos de Israel: nenhuma ALMA (pessoas) de entre vós comerá sangue, nem o estrangeiro que peregrine entre vós, comerá sangue".



Atos 2:41 :



"De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua pala­vra; e naquele dia agregaram-se quase três mil ALMAS" (pessoas).


Atos 2:43 :



"E em toda ALMA (pessoas) havia temor; e muitas maravilhas e sinais se fa­ziam pelos apóstolos".


Atos 3:23 :



"E acontecerá que toda ALMA (pessoas) que não escutar esse profeta será ex­terminada dentre o povo".


Atos 7:14 :



"E José mandou chamar a seu pai Jacó e a toda a sua parentela, que era de setenta e cinco ALMAS (pessoas).



Pois é, mas os teólogos e pastores evangélicos em geral parecem que não gostam muito de ler a Bíblia e nem de por a cabecinha deles para pensar.



Se "alma" fosse um fantamisnha, uma substância etérea, que se desprende do corpo, como eles ensinam nas suas igrejas, como então, por exemplo, teríamos que entender Levítico 17:12?



Por acaso um fantasminha ou uma substância gasosa e etérea poderia COMER SANGUE???



Como fica a doutrina da imortalidade da alma nesta situação?



E as quase três mil ALMAS que foram acrescentadas à igreja primitiva (Atos 2:41), seriam elas três mil fantasminhas e espíritos de pessoas que já morreram?



Mas vamos ver MUITOS outros versículos da Palavra de Deus, tanto do Novo, quanto do Antigo Testamento, que ensinam que, quando alguém morre, está pessoa DORME e após a morte só lhe restará o juízo após a RESSURREIÇÃO. Vejam:



I Tessalonicenses 4:13 :



"Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança".


Notem que o apóstolo em sua missiva aos Tessalonicenses, advertia para a situa­ção dos mortos, ou seja, os mortos DORMEM...


Coríntios 15:18 :



"E também os que dormiram em Cristo estão perdidos".


Ele compara a morte a um sono. No salmo abaixo citado também temos a comparação da morte do ser humano como a um sono:


Salmos 17:15 :



"Quanto a mim, contemplarei a tua face na justiça; satisfazer-me-ei da tua semelhança quando acordar".



Vejamos outros textos bíblicos que falam da situação dos mortos e como se relacionam entre si, dando a nós um conhecimento peculiar sobre a situação dos mortos.

Eclesiastes 9:5 :



"Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sa­bem cousa nenhuma, nem tampouco eles tem jamais recompensa, porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento".

Eclesiastes 9:6 :



"Até o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram; e já não tem parte alguma neste século, em cousa alguma do que se faz debaixo do sol".


Eclesiastes 9:10 :



"Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas for­ças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma".


Salmos 6:5 :



"Porque na morte, não há lembrança de ti; no sepulcro, quem te lou­vará?"



Salmos 115:17 :



"Os mortos não louvam ao SENHOR, nem os que descem ao silêncio".


Isaías 38:18 :



"A sepultura não te pode louvar, nem a morte glorificar-te; não espe­ram em tua fidelidade os que descem à cova".


Jó 20:9 :



"O olho que o viu jamais o verá, nem olhará mais para ele o seu lugar".



Jó 20:11 :



"Os seus ossos estão cheios do vigor da sua juventude, mas deitar-se-ão com ele no pó".



Mas vamos ver mais:



Jó 7:7 :



"Lembra-te de que a minha vida é como o vento; os meus olhos não tornarão a ver o bem".


Jó 7:8 :



"Os olhos dos que agora me vêem não me verão mais; os teus olhos esatarão sobre mim, mas não serei mais".


Jó 7:9 :



"Tal como a nuvem se desfaz e passa, aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir".


Jó 7:10 :



"Nunca mais tornará à sua casa, nem o seu lugar jamais o conhecerá".


Por estes versículos chegamos à conclusão irrefutável que qualquer forma de vida deixa de existir assim que a pessoa morre.


Por ocasião da morte de seu filho, Davi, em resposta a seus servos que o re­preenderam por deixar de jejuar, quando o mesmo já havia falecido, e havia jejuado quando o mesmo ainda estava vivo, qual foi a resposta de Davi a seus servos?


Foi a seguinte:


II Samuel 12:23 :



"Porém, agora que é morta, por que jejuaria eu agora? Poderei eu fazê-la mais voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim".


Pois a resposta de Davi a seus servos confirma que a vida se extingue com a morte da pessoa.



Nada mais há a fazer pelos mortos depois que eles falecem, não adianta mais nada a favor deles, nem orações, nem rezas, nem sepulturas ricamente adornadas, nem missas de sétimo dia, não adianta fazer mais nada pela pessoa que faleceu, exceto enterrá-la...



Prezados, a postagem de hoje se encerra aqui, porém saibam que o tema não se esgotou nesta postagem.



Na próxima postagem estaremos discorrendo inclusive sobre a idéia de céu e inferno, que é crida pela imensa maioria desta cristandade que aí está.



Esperamos que uma coisa tenha ficado clara nesta postagem de hoje, a saber: a doutrina da imortalidade da alma NADA tem a ver com a Bíblia. É uma doutrina estranha aos profetas do Antigo Testamento, o Senhor Jesus JAMAIS falou algo que remetesse a esta doutrina diabólica e nem os seus apóstolos a ensinaram.



Portanto, se você acredita na imortalidade da alma, começa a rever estes teus conceitos. Vá examinar as Escrituras por si mesmo.



Se o teu pastor ou líder da tua igreja disser que existe céu e inferno e que a alma é imortal, peça a ele para vir sem rodeios e sem teologia de espécie alguma, peça a ele que lhe mostre isso dentro da Bíblia.



Pode ter certeza, dentro da Bíblia o pastor ou líder da igreja onde você frequenta JAMAIS irá encontrar base bíblica para defender esta doutrina diabólica.



Na próxima postagem tem mais.



Deus abençoe a todos.



Fiquem na Paz de Deus.



















4 comentários:

  1. Caro Júlio:

    Paz de Deus.

    Permita-me apresentar um ponto de vista. Farei isto brevemente, visto que este é um espaço apenas para comentários. Posteriormente posso publicar algo sobre o assunto em meu blog.

    Os crentes descansam com o Senhor após a morte.

    Ap. 6:9-11 ensina que os santos mortos pelo testemunho da Palavra conversam com Deus, vestindo compridas vestes brancas, aguardando o derramamento final da ira do Senhor sobre a terra.

    Em Mt 22:32 leio que Deus não é Deus de mortos, mas de vivos.

    Em Lc 23:43 vejo o Senhor dizer ao ladrão que estaria com ele no paraíso ainda naquele dia.

    Eu outra passagem que não me ocorre agora o livro e versículo Paula usa a expressão “estar com o Senhor” referindo-se à sua morte.

    Além disso os pecadores estão mortos espiritualmente, daí a necessidade de um novo nascimento. Um crente é gerado pelo Espírito Santo numa nova natureza. É feito filho de Deus – gerado diretamente de Deus. Esta condição é eterna. Quem crê em Jesus não morre nunca, mas passa da morte para a vida.

    Abraços fraternos.

    Ismael Lima
    http://graca-maravilhosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Irmão Ismael, o prezado irmão afirmou mais o seguinte:

    "Ap. 6:9-11 ensina que os santos mortos pelo testemunho da Palavra conversam com Deus, vestindo compridas vestes brancas, aguardando o derramamento final da ira do Senhor sobre a terra".

    NOSSO COMENTÁRIO:

    Irmão, não seria mais razoável concluir que estas almas (pessoas) estavam com Deus depois de terem sido retiradas desta terra, por meio da PRIMEIRA RESSUREIÇÃO e do ARREBATAMENTO? (Ver Apocalipse 20:6; I Tessalonicenses 4:16-17)

    Outra coisa: Se estas "almas" são pessoas desencarnadas, como parece que o irmão acredita, como será possível uma "alma", uma substância etérea, um fantasma, vestir "compridas vestes brancas?"

    Como uma "alma" vai vestir uma roupa? O irmão já parou para pensar nisso?

    Disse mais o irmão:

    "Em Mt 22:32 leio que Deus não é Deus de mortos, mas de vivos".

    NOSSO COMENTÁRIO:

    Eu também creio que Deus não é Deus dos mortos, mas sim dos vivos.

    Daqueles que forem ressuscitados vivos na PRIMEIRA RESSURREIÇÃO, a RESSURREIÇÃO DOS JUSTOS (Mateus 22:31), acredito que o irmão se esqueceu de ler Mateus 22:31, porque Mateus 22:31-32 nos remete claramente à RESSURREIÇÃO DOS MORTOS e alí não existe a MENOR INDICAÇÃO de que agora Abraão, Isaque e Jacó são "almas" que estão já desfrutando da Glória de Deus.

    ResponderExcluir
  3. O irmão continuou:

    "Em Lc 23:43 vejo o Senhor dizer ao ladrão que estaria com ele no paraíso ainda naquele dia".

    Então, irmão, a "alma" do Jesus que subiu ao paraíso naquele mesmo dia se assentou à destra de Deus e o corpo do Jesus que morreu aqui nesta terra foi colocado na sepultura?

    Qual teria sido a reação da "alma" de Jesus ao comtemplar o Seu corpo estraçalhado, morto pelos nossos pecados aqui nesta baixa terra?

    O irmão já parou para pensar nisso?

    Se a "alma" de Jesus, juntamente com a "alma" daquele ladrão arrependido subiram ao paraíso naquele mesmo dia, então por quê o Senhor Jesus afirmou, após a Sua ressurreição que Ele AINDA NÃO TINHA SUBIDO PARA O PAI? (João 20:17).

    Ora, ou Ele foi para o paraíso ou Ele não foi. Como entender, então, Lucas 23:43?

    Irmão, a morte é um sono. Para quem morre, desparece todo o sentido de tempo e de espaço.

    ResponderExcluir
  4. Os que morreram, um dia irão abrir os seus olhos, ou para a ressurreição da vida ou para a ressurreição do juízo (João 5:29).

    Quando os mortos acordarem para a ressurreição, para eles será como se tivessem dormido apenas uma noite, é exatamente como ocorre conosco, quando dormimos, perdemos a noção das horas que passam pela madrugada, fechamos os olhos à noite e pela manhã despertamos.

    Quando o Senhor Jesus afirmou ao ladrão arrependido em Lucas 23:43 que HOJE eles estariam no paraíso, Ele não mentiu, para quem morre, mesmo que se passem milhares de anos, a ressurreição está bem aí, apenas algumas poucas horas distante.

    Diz a Palavra de Deus que, para Deus, um dia é como mil anos e mil anos como um dia (Salmo 90:4; II Pedro 3:8), então, para quem morreu, tanto faz ter morrido em 200 A.C, como em 2010, na ressurreição, tanto para um como para o outro, a sensação será como se tivessem dormido uma noite, uma noite sem sonhos.

    Deus te abençoe, irmão.

    Fique na Paz de Deus.

    ResponderExcluir