segunda-feira, 8 de março de 2010

A DOUTRINA DA IMORTALIDADE DA ALMA É DE ORIGEM PAGÃ, ESPÍRITA E DIABÓLICA! - PARTE II

Prezados, se tem uma pergunta que os evangélicos imortalistas não sabem responder, ou então se enroscam na resposta, é esta:

O Senhor Jesus afirmou claramente que irá existir a RESSURREIÇÃO dos mortos, ocasião em que, os que FIZERAM O BEM sairão dos sepulcros para a ressurreição da vida e os que FIZERAM O MAL sairão dos sepulcros para a ressurreição da condenação (Ver João 5:28-29)

A pergunta é a seguinte:

Ora, se as "almas" dos que morreram em Cristo JÁ estão no céu ou se JÁ estão na bem-aventurança eterna, usufruindo da eternidade com Cristo, que necessidade existirá então de uma RESSURREIÇÃO?

Quer dizer que Jesus irá ARRANCAR estas "almas" que já estão no gozo eterno e fazê-las retornar aos seus corpos que estão nos sepulcros para ressuscitá-las, e daí NOVAMENTE dar o gozo eterno para estas "almas?"

Ora, mas se estas "almas" dos justos já estavam gozando a bem-aventurança no céu não seria um desrespeito da parte de Deus e de Jesus fazê-las retornar para esta baixa terra para receber novamente a bem-aventurança?

João 5:28-29 deixa BEM CLARO que TODOS os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e NAQUELA OPORTUNIDADE receberão o julgamento.

Mas os imortalistas evangélicos insistem que as "almas" dos justos estão AGORA gozando a bem-aventurança eterna...

Ôpa, povo imortalista, a Palavra de Deus NÃO EMBASA AS VOSSAS AFIRMAÇÕES!

Sobre a RESSURREIÇÃO DOS JUSTOS a Palavra de Deus afirma que os "morreram em Cristo ressuscitarão primeiro" (I Tessalonicenses 4:16) e que são "bem-aventurados e santos" aqueles que participarem desta primeira ressurreição, pois sobre eles não terá poder a segunda morte (Apocalipse 20:6).

Quanto aos ímpios, estes farão parte da SEGUNDA RESSURREIÇÃO, aquela do juízo final (Apocalipse 20:11-15).

O fato incontestável bíblicamente é que em PARTE ALGUMA da Palavra de Deus encontramos alguma coisa falando que as "almas" dos justos vão para o céu e as "almas" dos ímpios vão para o inferno.

Por falar em inferno, não afirmam os evangélicos imortalistas que os ímpios irão arder neste inferno de fogo por TODA a eternidade?

Pois bem, se o inferno é eterno por quê então a Bíblia afirma que ele, o inferno, juntamente com a morte, será lançado no lago de fogo e enxofre? (Apocalipse 20:14)

Quer dizer então que o inferno de fogo irá ser lançado dentro do lago de fogo e enxofre?

É fogo sendo jogado para dentro de fogo? Como assim?

E as "almas" que estão dentro deste inferno, elas também serão lançadas no lago de fogo e enxofre?

O que os imortalistas se recusam a enxergar é que eles podem virar a Bíblia de ponta cabeça que jamais eles acharão a definição de "céu", "inferno" ou "alma" em conformidade com a Palavra de Deus.

Estes conceitos de "céu", "inferno" e "alma" que estão popularizados nas igrejas são conceitos pagãos, espíritas e diabólicos, sendo que os pastores e teólogos da grande maioria das igrejas evangélicas não move um dedo sequer para esclarecer o povo dentro da verdade bíblica.

Mas existem evangélicos teimosos que insistem que os cristãos e toda a humanidade possuem uma "alma", porque, segundo eles, a parábola do rico e Lázaro "prova" a existência da imortalidade da alma. (Ver Lucas 16:19-31).

Prezados, em primeiro lugar, não se pode basear uma doutrina tomando por base uma parábola.

Mas vamos fazer algumas considerações acerca da parábola do rico e Lázaro e vamos ver, com muita clareza, que esta parábola não foi deixada para "provar" a doutrina da imortalidade da alma, de jeito nenhum.

Façamos as seguintes perguntas:

• Você não acha que o seio de Abraão seja muito pequeno?

•E os pobres e mendigos que morreram antes de Abraão, para que seio foram?

• Caberá no seio de Abraão todos os pobres do mundo quando morrerem, pois é sabido que a maior parte da população mundial, que já se aproxima dos 6 bilhões, são pobres?

• Abel, que viveu antes de Abraão, para que seio foi? (Gênesis 4:1-4)

• Agora, pasmem. Para onde fugir, diante desta pergunta: E Abraão, chamado o amigo de Deus, homem justo e bom, o pai da fé, morreu, e para onde foi? Para o seu próprio seio?

Como se pode notar, uma parábola jamais poderá ser interpretada literalmente, porque, se assim for, teremos de admitir que Abraão tem um seio descomunal para acolher tanta gente. Os que aceitam essa parábola literalmente, terão de crer nesse absurdo, ou então aceitá-la no que lhes satisfaz, o que é uma grande desonestidade para com a Palavra de Deus.

Pois bem, continuemos considerando a parábola literalmente, e como tal, temos na narrativa de Jesus que admitir que a fronteira entre o céu e o inferno é tão próxima, mas tão próxima uma da outra, que permite conversação entre as pessoas que gozam as delícias do céu com aquelas que estão pulando que nem pipoca no inferno.

Se a parábola ensina assim (como querem os evangélicos imortalistas), que os eleitos de Deus personificados pelo mendigo conversam com os ímpios no inferno, personificados pelo rico,
imaginemos por exemplo, que você esteja no céu, gozando a bem-aventurança, contemplando a face gloriosa do Salvador, usufruindo da calmaria celestial, passeando por entre aquele belo jardim, sentindo o frescor e perfume das flores, quando, de repente, você ouve gemidos e gritos horrorosos, e estes aumentam gradativamente.

Então, você, lá do céu, olha para baixo e contempla seu parente no inferno, o fogo inclemente devorando-o; dores, gritos horripilantes, tormento indizível.

Medite: Como você se sentiria no céu, vendo do lado de lá, ali bem pertinho, bem alí em baixo, um familiar ou amigo querido seu neste estado?

Então temos que aceitar que o céu e o inferno estão separados por uma “parede-de-meia”, não é isto, evangélicos imortalistas?

Ora prezados, isso é inadimissível, é insuportável crer numa coisa dessas!

Mas é o que se terá de admitir ao aceitar que esta parábola foi um conto real, uma doutrina de Jesus!

Ainda deve nos impressionar o fato de que, ao se basear nesta parábola para afirmar que a "alma" é imortal, e se tiver sido um crente fiel, vai para o céu após a morte, voltamos a perguntar:

Que "almas" eram essas? Sabe por quê?

• Tinham dedos (Lucas 16:24).

• Tinham língua (Lucas 16:24).

• Tinham olhos (Lucas 16:23).

• Tinham sede (Lucas 16:24).

Falavam e ouviam (Luc. 16:27-31).

Ora, se essas "almas" tinham dedos, é lógico que deveriam ter braços. Se tinham línguas, forçoso é crer que tinham boca, se possuíam olhos, era preciso terem rostos.

Prezados, um rosto precisa de um pescoço, o pescoço precisa de um tronco, um tronco precisa de membros, braços, pernas, pés, etc.

E, se falavam e ouviam, certamente tinham sentimento, e esse era traduzido pela sede, e tudo isso porque o cérebro funcionava.

Então, por favor, que “almas” eram essas que têm um corpo completo, com cabeça, tronco e membros? Ou não eram "almas"?

E agora prezados, para onde ir?

Bem, ainda assim, os que preconceituosamente crêem na doutrina da imortalidade da alma, e do galardão imediato após a morte, asseveram que essa parábola é uma doutrina porque as “almas” estavam conscientes através do diálogo que mantiveram.

Mas, desculpe-me, isto é um equívoco, porque o diálogo havido não foi entre as “almas” que se imaginam, pois segundo a narrativa os personagens eram pessoas reais com corpo e tudo.

Querem ver algo mais estranho e inquietante?

Releiam a parábola e considerem também que nela não aparecem o Senhor Jesus, nem Deus, nem anjos.

Ora, mas que "céu" é esse que não se encontra o Criador? Nem o Seu trono? Despido de toda a beleza de que é provido?

Como fica isso, então?

Mas, depois disso, vamos considerar mais o seguinte:

O apóstolo Paulo NÃO esperava receber o seu galardão, a sua recompensa eterna, imediatamente após a sua morte.

Pelo contrário, ele afirmou o seguinte:

"Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará NAQUELE DIA; e não somente a mim, mas a todos os que amarem a SUA VINDA" - II Timóteo 4:8.

Está muito claro que o apóstolo Paulo NÃO estava esperando receber a coroa da vida eterna logo após a sua morte, mas sim NAQUELE DIA, ou seja, quando o Senhor Jesus vier nas nuvens, em glória e majestade, para julgar os vivos e os mortos (II Timóteo 4:1; I Pedro 4:5).

Por fim, que FIQUE BEM CLARO, conforme lemos em I Timóteo 6:16 que SÓ DEUS POSSUI A IMORTALIDADE e Ele habita em LUZ INACESSÍVEL e, além disso, NENHUM HOMEM PODE VER A DEUS!

Então, quando os evangélicos imortalistas afirmam que as "almas" dos justos que morreram estão agora gozando da presença de Deus, eles estão BLASFEMANDO e procurando DESMENTIR a Palavra de Deus, a qual JAMAIS endossou uma mentira dessas!

Nem justos na glória, na presença de Deus, e nem os pecadores se queimando no fogo; NÃO AGORA!

HOMEM NENHUM POSSUI A IMORTALIDADE AGORA; SOMENTE DEUS É IMORTAL!

Para os que forem fiéis a Deus aqui nesta terra, para os que perseverarem até o fim (Mateus 24:13) a IMORTALIDADE somente virá após eles RESSUSCITAREM em Cristo (I Coríntios 15:52-54 - por favor, leia todo o capítulo 15 de I Coríntios).

E quanto aos ímpios, receberão estes a imortalidade após a ressurreição do juízo?

A Palavra de Deus afirma que eles serão lançados no ardente lago de fogo e enxofre (Apocalipse 20:15 e 21:8).

Tudo indica que, junto com o diabo, com a besta e com o falso profeta, eles serão atormentados "DE DIA E DE NOITE, PARA TODO O SEMPRE" o que nos leva a concluir que existirá, para eles, um TORMENTO ETERNO (Apocalipse 20:10).

Entretanto, sabemos pelas Escrituras que, naquela ocasião, os salvos e os perdidos NÃO se falarão, quem estiver se ardendo no fogo não poderá ver quem está no gozo eterno, conforme diz a parábola do rico e Lázaro.

E onde se situará este lago de fogo e enxofre, não sabemos; poderá ser nesta velha terra, a qual irá ser queimada por Deus (II Pedro 3:7 e 10).

Procuremos não ir além do que está escrito (I Coríntios 4:6).

E agora, de que lado você quer estar?

Do lado de Deus e de Cristo, o qual nos promete a imortalidade SOMENTE após a ressurreição dos justos e dos injustos, ou você quer se posicionar ao lado do diabo, que continua divulgando eficazmente a mesma mentira dita para Eva lá no jardim do Éden:

"Certamente não morrereis" - Gênesis 3:4.

Ora, tivesse o primeiro casal escolhido a obediência, eles teriam vivido eternamente; como escolheram a desobediência, então entrou o pecado no mundo e, o salário do pecado não é gozo, paz, alegria, harmonia, IMORTALIDADE, não, o salário do pecado foi, é e continuará sendo até o fim dos tempos a MORTE! (Romanos 6:23).

Está na hora dos batistas, assembleianos, presbiterianos, metodistas, pentecostais e TODOS os evangélicos imortalistas pararem com essa hipocrisia de dizer que creêm na inteira Bíblia como a infalível Palavra de Deus, mas aceitarem, ensinarem e induzir outras pessoas a crer nessa doutrina pagã, espírita e diabólica chamada de IMORTALIDADE DA ALMA.

Voltaremos ao tema em outra ocasião, se Deus preparar.

Deus abençoe a todos.

E só o Seu Santo Nome seja Eternamente Louvado!

5 comentários:

  1. Caro Júlio:

    Paz de Deus.

    Continuo meu comentário do post anterior.

    A ressurreição não implica em vácuo inconsciente entre a morte e a ressurreição. Ver Ap. 9.

    Os ímpios aguardam o julgamento em prisões (1 Pe 3:19-20), na expectativa do juízo e do fogo (Hb 10:27). Não é difícil entender isto se aplicarmos o ponto de vista de correto. O pecador é réu do juízo divino. A sentença, entretanto, só é proferida após a ressurreição. Até lá, os ímpios permanecem presos. Eles já estão, de certa forma, julgados, pois não creram na Palavra do Senhor.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Amém, irmão.

    O irmão afirmou acima que "a ressurreição não implica em vácuo inconsciente entre a morte e a ressurreição" e citou Apocalipse capítulo 9.

    Me desculpe, irmão, mas em Apocalipse capítulo 9 NÃO existe a mais mínima indicação disso que o irmão afirmou, isto é, que "a ressurreição não implica em vácuo inconsciente entre a morte e a ressurreição".

    Sinceramente, não consegui enxergar nada disso em Apocalipse 9.

    O irmão afirmou mais o seguinte:

    "Os ímpios aguardam o julgamento em prisões (1 Pe 3:19-20), na expectativa do juízo e do fogo (Hb 10:27). Não é difícil entender isto se aplicarmos o ponto de vista de correto. O pecador é réu do juízo divino. A sentença, entretanto, só é proferida após a ressurreição. Até lá, os ímpios permanecem presos. Eles já estão, de certa forma, julgados, pois não creram na Palavra do Senhor".

    Mais uma vez o irmão vai ter que me desculpar, porque em I Pedro 3:19-20 NÃO existe uma ÚNICA LINHA afirmando que os ímpios aguardam o julgamento em prisões.

    De onde o irmão tirou isso?

    E, além disso, o irmão precisa esclarecer quem é que permanece aguardando o julgamento em prisões.

    São os ímpios ou são as "almas" deles?

    Sabemos que "almas" não podem ser, porque o ser humano é uma alma vivente (Gênesis 2:7) e, além disso, a ALMA da carne está no SANGUE (Levítico 17:11).

    O irmão está querendo dizer que os ímpios que aguardam o julgamento em prisões são "almas desencarnadas?"

    Qual é a base dentro da Palavra de Deus para esta doutrina espírita, irmão?

    ESSA BASE NÃO EXISTE, IRMÃO!

    ResponderExcluir
  3. Irmão, Hebreus 10:27 não fala absolutamente NADA sobre um suposto inferno de fogo.

    Seria mais coerente o irmão ligar Hebreus 10:27 com Apocalipse 20:11-15, onde vemos que SOMENTE APÓS A RESSURREIÇÃO é que os ímpios receberão o seu castigo.

    Mas voltando a I Pedro 3:19-20, o irmão acredita mesmo que os espíritos dos ímpios estão presos no inferno?

    O irmão acredita que esses espíritos eram serem humanos desencarnados?

    Como entender que Jesus foi e pregou aos "espíritos em prisão?"

    Irmão, em primeiro lugar nós, seres humanos, somos compostos de ESPÍRITO (FÔLEGO DE VIDA), ALMA (SANGUE)e CORPO. (I Tessalonicenses 5:23).

    Quando um ser humano morre,o pó volta à terra, e o espírito de TODO E QUALQUER SER HUMANO volta para Deus (Eclesiastes 12:7).

    Ora, se o espírito, ou fôlego de vida volta para Deus, como então I Pedro 3:19-20 fala de "espíritos em prisão?"

    "Espíritos em prisão" são PESSOAS VIVAS e não mortas!

    ResponderExcluir
  4. E o Espírito de Cristo estava sobre os profetas -incluindo sobre Noé - (I Pedro 1:10-11), então, comparando "coisa espiritual com coisa espiritual" (I Coríntios 2:13)vemos CLARAMENTE que o Espírito de Cristo foi quem pregou na boca de Noé àqueles "espíritos em prisão", que eram PESSOAS VIVAS, compostas de espírito, alma e corpo, como todos nós possuimos.

    Sabemos que, apesar da pregação de Cristo pela boca de Noé, apenas oito ALMAS se salvaram (I Pedro 3:20).

    Já vi ancião pregar que Jesus, entre a Sua morte e ressurreição, desceu lá no "inferno", arrancou a chave da morte da mão do diabo e libertou os "espíritos em prisão".

    Ora, tal ancião está completamente cego, isto sim, o Senhor Jesus, depois da sua morte, ficou três dias e três noites na SEPULTURA!

    O Senhor Jesus Cristo esteve em cada etapa do Antigo Testamento através do Seu Espírito Santo, incluindo no deserto com os israelitas (I Coríntios 10:1-4).

    Coninuaremos na outra postagem.

    ResponderExcluir
  5. Caro Júlio:

    Em razão do espaço formatado para comentários, resolvi publicar o que penso sobre este assunto em meu blog, no endereço http://graca-maravilhosa.blogspot.com/2010/04/onde-esta-o-nosso-tesouro.html

    Um abraço.

    ResponderExcluir