segunda-feira, 19 de novembro de 2007

A ORDEM DE CULTO DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ DO 7° DIA

Nossa ordem de culto é praticamente idêntica àquela praticada pela Congregação Cristã no Brasil. Embora respeitemos outros tipos de ordens de culto, praticadas por outras denominações, entendemos que essa ordem de culto, que herdamos da Congregação Cristã no Brasil é a correta e a mais próxima da ordem e da decência prescritas pela Palavra de Deus (I Coríntios 14:40).

Agora iremos descrever, para todos que acessam a este blog, de que maneira transcorre um serviço de culto na Congregação Cristã do 7° Dia:

O irmão que sobe ao púlpito para atender o culto abre o santo serviço com estas palavras: "O nome de Deus seja louvado"

Então a irmandade responde com um "amém" em uníssono e se põe em pé. O dirigente, então, diz: "Iniciamos este Santo Culto de Louvores a Deus, em Nome do Senhor Jesus" e novamente a irmandade responde com um "amém" em uníssono.

Então, o irmão que está atendendo ( na maioria das vezes ancião, cooperador, diácono mas poderá o culto ser atendido também por algum irmão de bom testemunho, mesmo que este não tenha ministério ) pede para a irmandade chamar um hino, o primeiro hino.

O primeiro hino é cantado com a irmandade ainda em pé. ( São hinos de hinário, antigos hinos evangélicos, a Congregação Cristã do 7º Dia não admite louvores em ritmo agitado ou dançante e os ritmos mundanos, que balançam a carne, tão amplamente usado por muitas igrejas hoje em dia ).

Depois, cantam-se mais dois hinos com a irmandade assentada . Findo este periodo, o irmão que está atendendo lê os pedidos de oração feitos pela irmandade ao porteiro, antes do início do santo serviço de culto. São pedidos de oração feitos pela irmandade por famílias, causas, testemunhados, viagens, etc.

Então, o irmão que está atendendo o culto convida a irmandade a dobrar os joelhos e aquele ou aquela que sentir no coração o mover do Espírito Santo, deverá orar pelos pedidos de oração e conforme o Espírito Santo estiver guiando a ele ou a ela naquele santo momento.

O irmão que está atendendo o santo culto encerrará a oração com estas palavras: "Deus seja louvado!" e a irmandade responderá com um "amém!" em uníssono. Feito isto, o irmão que está atendendo o culto pedirá a irmandade a que chame mais um hino, que se canta sentado . Depois disso, é concedida a liberdade para os testemunhos. Os irmãos e irmãs que se levantam para testemunhar tem que estar acertados em seus corações que é o Espírito Santo quem os está movendo para assim fazê-lo.

Findo este período, canta-se mais um hino, em preparação à mensagem da Palavra de Deus, que virá logo a seguir . Então, na hora da mensagem, que chamamos também a ''hora da Palavra'', não necessariamente aquele irmão que está dirigindo irá pregar, mas ele oferece a Palavra a outros irmãos que estão congregando, sejam eles do ministério local ou irmãos sem ministério que tenham bom testemunho.

Irmãs não são chamadas nem para atender o culto e nem para pregar a Palavra. É fora de doutrina uma mulher atender ou pregar no santo serviço de culto. Em outra oportunidade explicaremos bíblicamente porque.

O irmão que está atendendo pode pregar a Palavra ou não. Em geral ele pergunta àqueles a quem está sendo oferecido que, na liberdade do Espírito Santo, se levantem com a Palavra, o seguinte:

"O irmão tem algo a transmitir para a igreja, hoje? Tem algo da Palavra para compartilhar?"

À semelhança dos dois discípulos no Caminho de Emaús (Lucas 24:32), o irmão que for levantar com a Palavra, precisa tê-la ardendo em seu coração e precisa estar acertado que é o Espírito Santo quem o guia para tão importante missão, a saber, trazer o alimento espiritual tão necessário à igreja.

Aquele a quem o Senhor aponta a Palavra, seja o irmão dirigente ou algum irmão que estiver assentado, abre e lê . É um santo momento este, aonde a igreja, em reverência, escutará os Santos Conselhos contidos na Palavra de Deus, e aprenderá a amar e a honrar a Santa Lei do Criador.

Após a leitura da Palavra, o irmão que está pregando a Palavra então encerra com a seguinte frase: "Deus seja louvado" e a irmandade outra vez, em uníssono, responde "amém!"

Se quem pregou a Palavra foi o mesmo irmão que estava atendendo o culto, ele permanece no púlpito; se não, ele espera subir o irmão que estava atendendo e desce.

Então, o irmão que está atendendo exorta a irmandade a se pôr de joelhos e a buscar a Deus em santa oração . Aquele ou aquela dentre a irmandade que se sentir movido/a pelo Espírito Santo irá orar esta oração, que é a oração final.

O irmão que está atendendo pede a irmandade que chame o último hino. Após o cântico deste hino final, o irmão que está atendendo despede a todos com a benção do Senhor, falando palavras como essa: "A Paz de Deus, a Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo e os Conselhos da Sua Palavra estejam conosco desde agora e para todo o sempre", ao que a irmandade responde "amém!"

Então nos saúdamos uns aos outros com o ósculo santo (Romanos 16:16) e rumamos aos nossos lares provisórios, com aquela certeza gostosa que Deus falou diretamente conosco durante o santo culto.

Ah, e antes que nos esqueçamos, nas nossas casas de oração as irmãs sentam-se separadas dos irmãos, não porque discriminemos alguém, antes porque cremos no santo conselho dda Palavra de Deus, contido em I Tessalonicenses 5:22, a saber, devemos nos abster de TODA a aparência do mal.

Esperamos ter com esta postagem ter esclarecido a todos a respeito da nossa ordem de culto.

Deus abençoe a todos,

EM NOME DO SENHOR JESUS.

5 comentários:

  1. Estimado irmão em Cristo, o motivo deste, é para fazer o seguinte questionamento em relação ao Texto sobre a Ordem de Culto na Congregação do Sétimo Dia, no penúltimo parágrafo, cujo texto diz o seguinte:
    Ah, e antes que nos esqueçamos, nas nossas casas de oração as irmãs sentam-se separadas dos irmãos, não porque discriminemos alguém, antes porque cremos no santo conselho dda Palavra de Deus, contido em I Tessalonicenses 5:22, a saber, devemos nos abster de TODA a aparência do mal.

    Eu acho que não entendi direito, me parece que o texto afirma que as irmãs são a aparência do mal? É isso?
    O meu E-mail para a resposta é: rfariajonson@yahoo.com.br

    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Prezado, claro que as irmãs NÃO são a aparência do mal. Queremos dizer é que com irmãos sentados de um lado e irmãs de outro evita-se a lascívia dentro da casa de oração. Não estamos dizendo com relação a marido e mulher, mas sim com relação a casais de namorados, eu mesmo no passado vi práticas lascivas dentro da minha ex-igreja entre casais de namorados.
    Claro, podem existir pessoas que não são lascívas dentro, mas sim fora da igreja. Não negamos isso.
    Porém cremos que o nosso Deus é um Deus de ordem e de decência (I Coríntios 14:40). E a irmandade sentando separada, ajuda nessa ordem e decência.
    Deus te abençoe, irmão.

    ResponderExcluir
  3. Sou da congregacao porem vejo que ha algumas coisas que realmente nao estao de acordo com o meu ponto de visto como o sabado por exemplo, meu esposo e eu guardamos o sabado ja algum tempo e outras coisas mais, porem ele gostaria de frequentar a igreja adventista e eu nao gostaria de mudar pra la, por isso estou muito feliz de saber de tem essa congregacao do 7 dia, mas nos moramos em londres e nao sabemos se aqui ja tem, estamos indo ao Brasil de ferias, sera que poderia me enviar o endereco dessa congregacao por favor.. Deus abencoe desde ja
    email- diaz-claudia@ig.com.br Claudia

    ResponderExcluir
  4. SOU DA CONGREGAÇÃO NASCI NA GRAÇA E JAMAIS VOU AREDAR MEU PE DE LA, NÃO É POR CAUSA DE UM SABADO QUE VOU DEIXAR O LUGAR QUE EU ME SINTO BEM, ONDE EU SINTO A PRESENÇA DE DEUS, SE NOIS REALMENTE ESTIVESSE FORA DOS MANDAMENTOS DE DEUS, DEUS NÃO SE FAZIA PRESENTE NA CONGREGAÇÃO, DEUS JA FEZ MUITAS OBRAS NA MINHA VIDA, ME DIZ UMA COISA SE SEU FILHO ESTIVER MORRENDO NO DIA DE SABADO O IRMÃO NÃO VAI LEVAR NO MEDICO SO POR QUE É SABADO, JESUS FEZ CURA NO SABADO, PARA MIN NÃO EXISTE UM DIA SANTO TODOS OS DIAS SÃO,DOS 10 MANDAMENTOS FICOU SO 2 AMAI A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, E HONRAI TEUS PAIS QUE É MANDAMENTO COM PROMESSA. DESCULPE MAIS EU NÃO PODIA FICAR CALADO VENDO VCS FALAREM QUE A CCB TRANSGRIDI O MANDAMENTO DE DEUS,POXA SERA MESMO QUE NOS ESTAMOS A 100 ANOS NO ERRO, ACHO QUE NÃO HEM TEMOS QUE TER CUIDADO PQ NOS ULTIMOS TEMPO IA APAREÇER MUITAS COISAS QUE SE POSSIVEL ENGANARIAM OS ESCOLIDOS, MENOS EU PQ EM MIN ABITA O ESPIRITO DE DEUS.

    ResponderExcluir
  5. Irmão Sérgio, porque o desespero?

    Quem aqui está mandando o irmão "arredar o pé da CCB?"

    Também sou da CCB, do mesmo modo que o irmão é, mas e daí?

    Por causa disso vou ter que ser "maria-vai-com-as-outras?"

    Outra coisa, meu irmão: O irmão não nasceu "na graça", o irmão nasceu na CCB.

    O cooperador da minha comum congregação explicou, com muita sabedoria, que nasce na graça somente os que descem às águas do santo batismo e obedecem aos mandamentos de Deus.

    Se o irmão se batizou de verdade e se o irmão ama a Deus, e deseja guardar TODOS os Seus mandamentos, então o irmão pode com certeza afirmar que "nasceu na graça" - (João 3:5).

    Quanto à guarda do sábado, já temos postagens aqui explicando porque nós cremos que este mandamento é para nós, hoje.

    O irmão, por gentileza, leia aquelas postagens e compare elas com TUDO o que está escrito na tua própria Bíblia e, se o irmão achar que estamos mentindo, pode voltar aqui e nos refutar, mas, por favor, venha nos refutar bíblicamente e não com "eu acho isso", "eu acho aquilo".

    E, me desculpe, o irmão está "navegando na maionese", mesmo !

    O Senhor Jesus Cristo afirmou que "É LÍCITO FAZER BEM NOS SÁBADOS" - (Mateus 12:12).

    O irmão acredita mesmo que algum cristão, em sã consciência, iria deixar alguém morrer e não iria prestar socorro a essa pessoa só porque é sábado?

    Me poupe, vai, irmão, o irmão está enxergando as coisas com um cabresto, e dos grandes!

    Sábado é DIA DE FAZER O BEM e não FAZER O MAL, o irmão entendeu?

    Irmão, vá examinar as Escrituras, que foi um mandamento que o Senhor Jesus Cristo nos deixou (João 5:39) e que MUITOS de nós na CCB, antes de o irmão vir aqui para atacar o mandamento do sábado, que está MUITO CLARAMENTE escrito na Santa Lei de Deus (Exôdo 20:3-17), a qual foi escrita pelo DEDO DE DEUS (Exodo 31:18) e ainda mais, sobre esta mesma lei o apóstolo Tiago afirmou que qualquer que guardar toda ela, mas transgedir UM SÓ DOS SEUS MANDAMENTOS se tornaria culpado por TRANSGREDIR TODOS (Tiago 2:10-12).

    Pense nisso, meu irmão, e pare de espernear com aquilo que o irmão não concorda ou que o irmão acha que é uma "novidade", mas que foi escrito na Bíblia há mais de 2.000 anos, muito antes de a CCB surgir na face da terra.

    Fique na Paz de Deus

    ResponderExcluir