quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Os 13 pontos de doutrina da CCSD


A Doutrina exortada na CONGREGAÇÃO CRISTÃ DO SÉTIMO DIA é resumida dos seguintes pontos doutrinais:


1 - Nós cremos na inteira Bíblia (novo e velho testamento, porém para a preparação da salvação nos baseamos na doutrina apostólica deixada por Jesus Cristo), como infalível Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo. A Palavra de Deus é a única e perfeita guia da nossa fé e conduta, e a Ela nada se pode acrescentar ou dela diminuir. É, também, o poder de Deus para a Salvação de todo aquele que crê. (II Pedro 1:21, Tim. 3:16, 17; Rom., 1:16).

2 – Nós cremos que há um só Deus vivente e verdadeiro, eterno e de infinito poder, Criador de todas as coisas, em cuja unidade há três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. (Ef. 4:6; Mat. 18:19; 1 João 5:7).

3 – Nós cremos que Jesus Cristo, o Filho de Deus, é a Palavra feita carne, havendo assumido uma natureza humana no ventre de Maria, possuindo ele, por conseguinte, duas naturezas, a divina e a humana; por isso é chamado verdadeiro Deus e verdadeiro homens e é o único Salvador, pois sofreu a morte pela culpa de todos os homens.(Luc. 1:27, 35, João 1:14, I Pedro 3:18).

4 – Nós cremos na guarda dos Mandamentos de Deus (Lei Moral), do qual mostra a personalidade e caráter de um Cristão, através dos frutos de uma nova vida debaixo da graça, pois aquele que diz que ama a Deus e não guarda os seus Mandamentos esse tal é mentiroso e nele não está a verdade. (1ª espíst. universal de João Apóstolo, cap. 2:4) e que só pela Fé em Cristo é que temos graça de estarmos de acordo com seus mandamentos, fortificados através de seu Espírito Santo.

5 – Nós cremos e reconhecemos o Sábado como dia deixado para o homem, descansar de suas obras e nesse dia dedicar-se à obra de Deus. Sábado esse que foi instituído antes do homem pecar no paraíso, ficando como um memorial da criação.

6 – Nós cremos que a regeneração, ou o novo renascimento, só se recebe pela fé em Jesus Cristo, que pelos nossos pecados foi entregue e ressuscitou para nossa justificação. Os que estão em Cristo Jesus novas criaturas são. Da qual através do seu Espírito Santo, que é o penhor, nos dá força para estarmos de acordo com seus mandamentos.

7 – Nós cremos no sacramento do batismo nas águas com uma só imersão, em Nome de Jesus Cristo (Atos 2:38) e em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. (Mat. 28:18, 19).

8 – Nós cremos no batismo do Espírito Santo, com a evidência de novas línguas, conforme o Espírito Santo concede que se fale. (Atos 2:4, 10:45, 19:0).

9 – Nós cremos no sacramento da Santa-Ceia. Jesus Cristo na noite em que foi traído, tomando o pão e havendo dado graças, partiu-o e deu-o aos discípulos, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por vós.(Luc. 22:19, 11:24,25). E que a mesma deverá ser feita anualmente composta de pães ázimos e vinho puro de uva (isto é, o suco puro da uva, sem fermentação e nem alcoólico).

10 – Nós cremos na necessidade de nos abster das coisas sacrificadas aos ídolos, do sangue, da carne sufocada e da fornicação, conforme mostrou Espírito Santo na Assembléia de Jerusalém. (Atos 15:28, 19; 16:4; 2 1:25).

12 – Nós cremos no sacramento da Unção com azeite. “Está alguém entre vós doente: Chame os presbíteros da Igreja e orem sobre ele, tingindo com azeite em Nome do Senhor e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. (Mat. 8:18; Tiago 5:14, 15).

13 – Nós cremos que o mesmo Senhor (antes do milênio, ou seja, antes das bodas do cordeiro que será por um período de mil anos no céu) descerá do céu alarido, com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro, sendo esta a 1ª ressurreição. Simultaneamente nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, encontrar o Senhor nos ares e assim estaremos sempre com o Senhor. (1 Tessal. 4:16, 17; Apoc. 20:6)


* No detalhe, foto da irmandade CCSD ao término de culto no interior do Estado da Bahia


Deus abençoe à todos,

Fiquemos SEMPRE na Paz de Deus.

9 comentários:

  1. Não há motivo para a desunião, quem quer guardar o sábado guarde , como quem jejua, sem alarde! A salvação não é pela igreja, mas a união faz nos mais fortes. A desunião nos enfraquece e desagrada a Deus. A não ser que queiram implantar na marra essa doutrina para as demais, não vejo motivo para essa divisão, que entristece o Espirito Santo de Deus! não creio que voces vão para o reino e nós não. Se a obra é de Deus, não só essa modificação mas outras se farão tambem, mas o Senhor é quem fará essa mudança.
    A paz de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Então irmã seria inválido a passagem de Mateus 5 que diz: Aquele que os cumprir e ensinar será chamado de grande no reino dos céus...

    A paz de Deus

    ResponderExcluir
  3. Eu acho q vcs devem buscar de DEUS se essa divisão é certa ou não!!!
    Quem esta debaixo da lei esta debaixo da maldição...o senhor jesus veio e cumpriu a lei!!agora basta nós O servir pela Graça!!!
    Quem esta na lei tendes caído da graça!!
    A CCB é uma obra fundada por Deus e pelo seu santo espirito!!
    jamais ficaremos confundidos e envergonhados!!
    Esse é´ o meu ponto de vista!!
    Q a Paz de Deus seja com todos!!

    ResponderExcluir
  4. Amém, prezado irmão!

    Irmão, essa "divisão" NÃO deveria existir mesmo, se a CCB se mantivesse naquele santo propósito que Deus originalmente traçou para ela.

    Pois pelo Espírito Santo foi revelado por Deus, no início da Obra, lá no tempo do irmão Louis Francescon, na Congregação Cristã Italiana, em Chicago-USA, em 1908:

    "Eu tenho ensinado o Meu povo e já lhe tenho dito que não deve parar nos primeiros rudimentos, mas deve IR AVANTE ATÉ A PERFEIÇÃO".

    E por acaso a CCB, uma Obra que foi por Deus revelada e levantada foi avante até à perfeição?

    DE JEITO NENHUM!

    Hoje a CCB está mais dividida e bagunçada do que nunca! Em algumas CCB se ensina contra bebidas alcoólicas; em outras, o ministério libera na maior cara de pau;

    Em algumas CCB a vaidade é aceita e estimulada abertamente dos púlpitos; em outras, principalmente nas periferias e áreas rurais, é fortemente combatida.

    Entre o próprio ministério não existe consenso sobre muitos assuntos doutrinários...

    Então, prezado, antes do irmão atacar a CCSD, olhe para dentro da própria CCB e veja a divisão GIGANTESCA que JÁ existe dentro dela...

    Por fora muitas delas são iguais, casas de oração padronizadas, mas, lá dentro existem diferenças enormes de uma CCB para outra...

    E não falo da ordem de culto, essa ainda é a mesma para todas CCB, falo do comportamento da irmandade e das pregações dos púlpitos.

    Falo com conhecimento de causa, pois ainda sou membro da CCB, batizado nela a muitos anos e nesse blog da CCSD sou um COLABORADOR, pois concordo com as doutrinas esposadas por aqueles irmãos, como a guarda do sábado.

    Outro coisa que o irmão citou acima, que não confere com a doutrina da Palavra de Deus, é quando o irmão afirma que quem está "debaixo da lei, está debaixo da maldição..."

    Irmão, não seja simplista. Vá examinar as Escrituras por você mesmo e veja que ess tua afirmação NÃO confere com a Palavra de Deus.

    Vou lhe fazer algumas poucas perguntas, responda se quiser:

    1) - Qual lei que é "maldição?" O irmão poderia definir melhor isso?

    2) - Se a lei é "maldição" por que então o apóstolo Paulo afirmou cria em TUDO quanto estava escrito na LEI e nos PROFETAS? (Ver Atos 24:14);

    3) - Por que o apóstolo Paulo diz que a LEI É SANTA, e o mandamento SANTO, JUSTO e BOM? (Ver Romanos 7:12)
    Como é que algo pode ser MALDITO e ao mesmo tempo SANTO, JUSTO e BOM?
    O irmão poderia explicar isso?

    ResponderExcluir
  5. 4) - Se fala muito em fé, fé, fé disso, fé daquilo. Por que então o apóstolo Paulo afirmou o seguinte: "Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, ANTES ESTABELECEMOS A LEI" - Romanos 3:31.
    Como o irmão explica isso?

    5) - Irmão, por que o apóstolo Tiago disse o seguinte:

    "Porque qualquer que GUARDAR TODA A LEI, e tropeçar em UM SÓ PONTO, tornou-se CULPADO DE TODOS.
    Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito TRANSGRESSOR DA LEI" (Tiago 2:10-11).

    Tiago errou, irmão?

    6) - Por que então MUITOS hinos do nosso hinário CCB ENALTECEM A LEI DE DEUS? Se a lei é "maldita" e se quem cumpre a lei "caiu da graça", como o irmão afirma, então esses hinos deveriam ser tirados do nosso hinário, o irmão não acha?

    Por gentileza, irmão, leia a letra dos seguintes hinos do hinário Hinos de Louvores e Súplicas a Deus, da CCB:

    HINOS QUE ENALTECEM A LEI DE DEUS NO HINÁRIO DA CCB:

    Hino 3 - 2º estrofe;

    Hino 34 - 1º estrofe;

    Hino 92 - 2º estrofe;

    Hino 99 - 2º estrofe;

    Hino 117 - 2º estrofe;

    Hino 153 - 3º estrofe;

    Hino 183 - 2º estrofe;

    Hino 251 - 3º estrofe;

    Hino 307 - 3º estrofe;

    Hino 374 - 3º estrofe;

    Hino 408 - 2º estrofe.

    Se a lei é "maldita", então pergunte ao ministério porque cantamos esses hinos desde 1965...

    Já que te ensinaram que a lei é maldita, então que NÃO CANTEM MAIS ESSES HINOS, pois eles EXALTAM A LEI DE DEUS!

    Irmão, nunca te explicaram que estar debaixo da "maldição da lei" é estar debaixo da condenação dela, justamente por causa da nossa transgressão?

    Se o irmão, dirigindo o seu carro, atravessa no sinal vermelho e é multado por isso, não estará o irmão debaixo da "condenação da lei?"

    A lei do trânsito estará sendo um jugo para você, pois você a transgrediu e somente depois que você pagar a devida multa, é que você estará livre da lei do trânsito.

    Se a PRÓPRIA LEI DOS HOMENS impõe a TODOS deveres e obrigações, seria diferente com Deus, irmão?

    Se o irmão dirige de acordo com a lei do trânsito, não passando o sinal vermelho, não excedendo o limite de velocidade nas vias públicas, por OBEDECER À LEI DO TRÂNSITO O IRMÃO ESTARÁ LIVRE DAS PENALIDADE DELA.

    Com Deus é a MESMA COISA! OBEDEÇA A LEI DE DEUS E A JUSTA PENALIDADE DELA NÃO CAIRÁ SOBRE VOCÊ, NO DIA DO JUÍZO FINAL!

    Irmão, leia as Escrituras e pare de ir na conversa de ancião, de cooperador e não caia no papo furado de muitos dentre a irmandade.

    Não foram eles que morreram na cruz por você!

    Fique na Paz de Deus.

    ResponderExcluir
  6. A PAZ DE DEUS...IRMÃO DEUS TIROU UM PESO DAS MINHAS COSTAS, EU GUARDO O SABADO, E NÃO ACEITO VINHO ALCOOLICO NA SANTA SEIA, PENSEI QUE EU ERA UMA DESORDEIRA...MAS CREIO DE ALMA QUE ESTOU SEGUINDO UM DEUS QUE TUDO PODE...E SIGO A BIBLIA E NÃO O HOMEM...

    DEUS SEJA LOUVADO...

    ResponderExcluir
  7. Amém, irmã!

    A irmã esteja absolutamente certa que a irmã NÃO é uma desordeira, de modo algum, a irmã simplesmente está querendo obedecer a Deus conforme a Sua Santa Palavra.

    Como a irmã, sou membro da CCB há muitos anos e um feliz guardador do sábado, graças a Deus. O mandamento do sábado para mim não é jugo, como dizem alguns dos nossos irmãos, mas sim um mandamento santo e deleitoso (Isaías 58:13).

    Também creio que vinho alcoólico deveria urgentemente ser retirado das nossas santas ceias.

    Irmã, graças a Deus na minha comum congregação Deus tem mandado MUITAS palavras exortando a irmandade a examinar as Escrituras e a NÃO OLHAR PARA HOMEM ALGUM, seja ele ancião, cooperador ou diácono ou do meio da irmandade, e nem se espelhar em Fulano ou Sicrano só porque ele ou ela tem muitos anos de caminho.

    Deus te abençoe, irmã.

    Fique na Paz de Deus.

    ResponderExcluir
  8. LAMENTAVEL...NAO ENTENDERAM A LEI E MUITO MENOS ENTENDERAM O SABADU..COMO DISSE O SABADU FOI FEITO POR CAUSA DO HOMEM E NAO O HOMEM POR CAUSA DO SABADU..PODERIAM INTAUM ADERIREM A IGREJA ADVENTISTA DO SETIMO DIA..

    ResponderExcluir
  9. E você, prezado, entendeu o quê?

    É, é como vc afirmou acima o sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do sábado.

    Você sabe quem foi que falou isso?

    Foi o próprio SENHOR JESUS! Dê uma lidinha lá em Marcos 2:27.

    E uma coisa certamente vc NÃO entendeu: que o sábado foi feito POR CAUSA DO HOMEM, em benefício e a favor do HOMEM, da HUMANIDADE, e não em benefício e em favor do judeu somente ou do adventista somente.

    E o dia que foi feito POR CAUSA DO HOMEM foi o dia de sábado!

    Não foi o domingo ou dia nenhum, certo?

    E eu solemente declino do teu convite para aderir à Igreja Adventista do Sétimo Dia...

    Por quê?

    Porque, quer você queira ou não, quer você goste ou não, eu sou um FELIZ GUARDADOR DO SÁBADO NA CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL E TENHO CERTEZA QUE ALÍ É O MEU LUGAR, PELO MENOS POR ORA, E NÃO NA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA E NEM EM NENHUMA OUTRA IGREJA, CERTO MEU CARO?

    Fique na Paz de Deus

    ResponderExcluir